Rio Oil & Gas: Empresas mostram avanços e buscam parcerias

Em tempos de indefinições quanto às novas licitações de bens e serviços, e da retomada lenta do crescimento da produção de petróleo e gás natural no Brasil, empresas locais e globais se mobilizam para garantir maior visibilidade aos seus produtos e soluções, assim como reforçar suas marcas durante a ROG.

A participação na feira, como expositora, e no congresso, com artigos técnicos (papers), é a estratégia adotada por empresas como Honeywell, Clariant e AkzoNobel, que também vão promover palestras técnicas em seus estandes.

Honeywell – Hoje com cinco fábricas operando no país e um escritório no Rio de Janeiro totalmente dedicado ao setor petrolífero, a norte-americana Honeywell destacará as mais novas soluções e tecnologias de seu portfólio para a indústria de petróleo e gás, principalmente as que são utilizadas em operações offshore, nas atividades de perfuração, exploração, produção e proteção ambiental.

“Nossa expectativa é mostrar a forma unificada da Honeywell de fazer negócios, proporcionando uma ampla cobertura aos clientes e parceiros a fim de entregar as melhores soluções e serviços na área de petróleo e gás”, diz Francisco Casulli, general manager da Honeywell Process Solutions no Brasil.

Além da prospecção de novos clientes e parceiros, a empresa quer demonstrar sua expertise para oferecer soluções e tecnologias de ponta, incluindo automatizar processos, promover segurança e melhor gestão das atividades offshore.

“Também é uma oportunidade para expor ao mercado nosso entendimento do setor por meio das palestras, compartilhando experiências, cases e outras informações relevantes”, pontua o executivo da empresa. Jack Kiefert, consultor de Engineerining Field Solutions (HPS), apresentará na conferência o trabalho técnico “Como selecionar o melhor método de controle de Injeção de Aditivos”, que também será tema de palestras no estande, onde o especialista da empresa, Willian Louzavio, discorrerá sobre as “Incertezas nas medições com Provadores de Vazão”.

Clariant – A suíça Clariant, uma das principais fornecedoras globais de especialidades químicas para toda a cadeia produtiva de óleo e gás leva para a feira um pacote completo de produtos e serviços agregados. Entre os destaques estão soluções para tratamento (separação óleo/água) de fluidos e especialidades químicas multifuncionais – ou seja, produtos com dupla função, como desemulsificantes e sequestrantes de, inibidores de hidratos e de corrosão, possibilitando a injeção simultânea de mais de uma função química na mesma linha.

As soluções multifuncionais são essenciais em operações offshore em águas profundas, pois minimizam os custos de transporte e logística em geral e otimizam a estocagem e manuseio desses químicos, pois reduz o número de embalagens, resultando em menor espaço a ocupar nas plataformas, um ponto crítico na exploração e produção no pré-sal.

“Temos um amplo portfólio de produtos e serviços, apto a atender às necessidades do setor, e dispomos de infraestrutura produtiva e logística no país que assegura o suprimento de especialidades químicas para ativos offshore ao longo da costa brasileira”, salienta Carlos Tooge, vice-presidente de Oil & Mining Services da Clariant para a América Latina, ressaltando que a capacidade produtiva da empresa garante um índice de mais de 90% de conteúdo nacional.

A expertise do grupo suíço é reforçada na programação da Conferência da Rio Oil & Gas, no qual tem cinco trabalhos técnicos inscritos, além de palestras programadas para os quatro dias do evento no seu estande.

AkzoNobel – A AkzoNobel, multinacional fabricante de tintas, revestimentos e especialidades químicas, vai reunir em seu estande as unidades Protective Coatings e Surface Chemistry, com o objetivo de apresentar novidades, entre as principais soluções da companhia para o mercado de óleo e gás.

O destaque da área de especialidades químicas (Surface Chemistry) é o novo surfactante viscoelástico utilizado em fluido de completação para altas temperatura e pressão, características que o tornam muito mais tolerante às diversas condições encontradas durante o processo de perfuração, superando as tecnologias atuais. O produto será apresentado de forma detalhada em uma apresentação de trabalho técnico na conferência. Além do lançamento, a empresa vai divulgar toda a linha de surfactantes e polímeros para produção, perfuração, estimulação e limpeza em campos de petróleo da companhia.

O sistema “Interplan móvel”, para manutenção e reparo, que reduz os custos de controle da corrosão e melhora a segurança em ativos protegidos por revestimentos anticorrosivos e proteção passiva é a novidade da área de tintas industriais. O aplicativo gera um relatório de inspeção online, com informações detalhadas sobre as condições do ativo, que possibilita ao cliente identificar rapidamente as áreas que mais necessitam de atenção e, assim, reduzir os tempos de parada e os custos com manutenção.

Tubos Ipiranga – Uma das maiores distribuidoras de tubos de aço e conexões do país, fabricante de tubos de grandes diâmetros e de trefilados, a brasileira Tubos Ipiranga vai mostrar o portfólio desenvolvido para o setor de petróleo e gás, que responde hoje por 20% do seu faturamento.

Um dos destaques da empresa são os tubos condutores com e sem costura, disponíveis em diversos diâmetros. Aliado ao portfólio de tubos mecânicos, de ferro dúctil (distribuição oficial Saint Gobain Canalização – PAM), e trefilados, peças tubulares, eletrodutos, conexões e aços laminados, a empresa vai destacar o pacote de serviços que oferece ao setor.

“Nossa perspectiva é ampliar nossa atuação no mercado nos próximos anos com a volta dos investimentos no setor” afirma Alexandre Plassa, presidente da Tubos Ipiranga. Com 18 anos de atividades no setor, a empresa já participou de grandes empreendimentos como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e Refinaria de Paulínia (Replan).

Dow – A Dow, referência em tecnologia dos epóxis há mais de 50 anos, vai apresentar o portfólio completo de resinas D.E.R. e D.E.N., endurecedores D.E.H. e agentes de ductilidade Fortegra para tintas industriais e materiais compostos que buscam superar os mais diversos desafios dessa indústria.

As resinas, endurecedores e dispersões especiais fazem parte de uma família de produtos utilizada na formulação de revestimentos anticorrosivos de alto desempenho para ativos de petróleo e gás e outros tipos de infraestrutura que atendem a uma ampla gama de exigências no setor de revestimentos protetores e de manutenção.

A empresa vem inovando, aplicando química de epóxi avançada para tratar desafios críticos de materiais e ajudar a resolver as necessidades da sociedade em segmentos como energia, transporte, eletrônica, infraestrutura e outros mercados estratégicos.

Para destacar essas aplicações e facilitar o acesso dos visitantes da feira às tecnologias oferecidas para todas as etapas dessa cadeia produtiva – extração, produção, refino, tratamento e distribuição de gás e petróleo –, a Dow também criou um portal com as novidades da empresa para o setor.

O site traz estudos, artigos técnicos e tendências de mercado e materiais ilustrativos, como o infográfico que detalha a aplicação das tecnologias em todo o processo de exploração até o refino e distribuição de petróleo e gás.

Forship – Gestão integrada de comissionamento e consultoria em análise de risco e acompanhamento de grandes empreendimentos para agentes financeiros são os destaques do grupo brasileiro Forship Engenharia, que participa do evento com outra empresa do grupo, a HMSWeb.

A metodologia Forship de comissionamento, com atenção especial na produtividade, integrada aos demais processos da modalidade EPC e maximizando o emprego de novas tecnologias, é o carro-chefe da empresa de engenharia, que tem fornecido seus produtos e serviços para projetos emblemáticos de construção e manutenção de unidades offshore e sondas, assim como de grandes plantas industriais do setor de petróleo, petroquímico e de energia.

“Da mesma forma, seguimos aprimorando nossos sistemas de gestão dos demais serviços fornecidos pela empresa, como operação, manutenção, modificações, consultoria e licenciamento do HMSWeb”, pontua Fabio Fares, CEO e presidente do Grupo Forship.

O HMSWeb é a solução de tecnologia da informação para o gerenciamento completo do comissionamento, que ganhou vida própria e deu origem à segunda empresa do grupo. Com foco no desenvolvimento de soluções de TI para o gerenciamento e controle da completação mecânica e do comissionamento, e sua integração com os demais sistemas do ciclo EPC e sistemas de manutenção para o ciclo de operação comercial, a HMSWeb reforça a expertise da Forship na cadeia produtiva de petróleo e gás.

Henkel – O primeiro adesivo híbrido, Loctite® 4090, e a linha Loctite® Pipe Repair, para reparação de canos de aço, são as novidades que a alemã Henkel traz para a Rio Oil & Gas. O novo adesivo expande a capacidade dos produtos tradicionais e abre possibilidades de novas aplicações e soluções ao oferecer desempenho de alta qualidade em ambientes extremos e em condições desafiadoras. Combinando a força de adesão de um epóxi e a rapidez de aplicação de um cianoacrilato, o Loctite® 4090 apresenta alta força de adesão em grande variedade de substratos – como metais e a maior parte de plásticos e borrachas –, resistência a alto impacto e vibração, suportando temperaturas até 150ºC e a umidade, além de preencher folgas até 5 mm.

Solução inovadora para reparação de canos de aço e uma alternativa rápida e econômica para a substituição dos mesmos, o Loctite® Pipe Repair é aplicado diretamente nos canos para preparação de superfícies, reforço e revestimento superior. Seu sistema de reparação reforça e sela os canos de aço desenvolvidos para alta pressão, temperatura e resistência química, que apresentam corrosão externa, danos químicos ou desgaste mecânico. Certificado pela norma ISO/TS, pode ser utilizado em usinas petroquímicas, de energia e instalações hidráulicas.

Líder global em adesivos, selantes e tratamento de superfícies, a Henkel está no Brasil há 59 anos e tem plantas industriais em Diadema-SP, Itapevi-SP e Jundiaí-SP, além de Manaus-AM.

Petróleo & Energia, Multi-Contact Turcon Variseal da Trelleborg Sealing Solutions
Multi-Contact Turcon Variseal da Trelleborg Sealing Solutions

Trelleborg – A sueca Trelleborg, especializada em vedação, amortecimento e proteção de aplicações essenciais em ambientes rigorosos, vai apresentar sua linha de materiais de isolamento térmico e vedações submarinas, bem como a solução de transferência offshore de gás natural liquefeito (GNL). Todos eles são produzidos nas três fábricas brasileiras, localizadas em Macaé-RJ, São José dos Campos-SP e Santana do Parnaíba-SP.

O sistema de revestimento em três camadas Vikotherm R2, especialmente desenvolvido para a indústria de petróleo e gás offshore, atendendo a requisitos rigorosos de temperatura e pressão em águas profundas, são os destaques da Trelleborg Offshore no Brasil.

O revestimento proporciona eficácia comprovada em profundidades inferiores a 3.000 metros ou a temperaturas de -49ºc a +115ºC, ambientes nos quais o fluxo de óleo e gás nas tubulações é um elemento crítico.

A outra solução para ambientes marinhos são as novas versões das vedações Multi-Contact Turcon Variseal, capazes de suportar variações de pressão acima de 207 MPa, produzidas pela divisão Trelleborg Sealing Solutions. O produto assegura a integridade de vedação e estanqueidade em aplicações de alta pressão, oferecendo maior força de contato entre diversas interfaces de vedação.

A Trelleborg Industrial Solutions vai demonstrar o seu sistema de transferência offshore de GNL que oferece maior segurança e flexibilidade com menor tempo de inatividade. No sistema, os navios se alinham popa à proa, permitindo que mantenham maior distância e suportem pesos superiores com maior facilidade, o que diminui os riscos de colisão e também simplifica as operações.

Altus – A gaúcha Altus, fundada em 1982 a partir do curso de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostrará sua experiência em automação e controle de processos industriais.

A empresa levará um time de especialistas para falar sobre as novidades, como a linha Safety de cabeças remotas para segurança funcional, e demonstrar os principais produtos e serviços, entre os quais os controladores programáveis NX3030 da Série Nexto, que reduzem ao mínimo a probabilidade de falhas randômicas e sistêmicas que impactem no correto funcionamento do sistema de automação.

Os outros destaques da brasileira são a linha de Unidades Terminais Remotas (UTRs) Hadron Xtorm, usado em projetos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, e a solução WirelessHART Mananger AL-2435, para gestão de ativos sem fio.

As UTRs foram concebidas para operar em ambientes severos e com grande demanda, como usinas hidrelétricas e plataformas de exploração de petróleo. E a solução wireless da Altus permite aos sistemas de automação e estações de gerenciamento se conectarem às redes de sensores que utilizam o padrão de comunicação WirelessHART, dando ao cliente acesso aos dados dos ativos conectados.

Klüber Lubrication – Empresa do grupo alemão Freudenberg, a Klüber Lubrication vai expor as principais inovações em óleos e graxas desenvolvidas para a indústria petróleo e gás. Os produtos e serviços da Klüber visam aumentar a confiabilidade dos equipamentos usados na indústria e contribuir para a redução de custos operacionais e melhora da produtividade.

Presente em mais de 60 países, a empresa atua no Brasil há mais de 40 anos, com parque fabril instalado em Barueri, SP, além de operar centros de serviços em diversas regiões, fornecendo graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias.

Os lubrificantes especiais garantem melhor desempenho dos equipamentos e a preservação de elementos mecânicos como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. Com isso, assegura menor número de paradas para manutenção ou intervenções.

Evonik – A indústria mundial com sede na Alemanha levará para a ROG sua poliamida 12 (PA 12) plastificada Vestamid NRG 1001, indicada para a formação da camada de barreira e na camada externa de tubos flexíveis, e também para mangueiras multimacadas para umbilicais, podendo atambém ser usada como liner para tubos metálicos e como material básico para a fabricação de tubos de grandes diâmetros para transporte de gás natural. A companhia também apresentará sua poliéter-éter-cetona (PEEK) Vestakeep, cuja elevada resistência química, térmica e mecânica permite a confecção de anéis de vedação, válvulas e peças de compressão.

RhodiaA empresa do grupo Solvay apresentará na ROG seu novo formato de atuação no setor. O projeto Oil&Gas reunirá todos os negócios da companhia que tenham produtos, tecnologia e serviços aplicáveis à atividade petroleira, com destaque para especialidades químicas, polímeros especiais, solventes sustentáveis e peróxido de hidrogênio, que são aplicados em diferentes etapas do processo produtivo. Em todo o mundo, o grupo Solvay obtém faturamento da ordem de um bilhão de euros com vendas para o setor de energia e meio ambiente.

Pentair – A Pentair, líder mundial em soluções para água e fluidos, gerenciamento térmico e proteção de equipamentos, mostrará suas soluções integradas para upstream, midstream e downstream. Os clientes poderão conhecer os produtos da empresa, com destaque para as linhas de válvulas Hiter, Crosby, Vanessa e Keystone; atuadores e sistemas de automação da Westlock, Biffi e Morin; sistemas de aquecimento para poços e traceamento elétrico PetroTrace, Raychem, Pyrotenax, DigiTrace e Tracer; a nova linha de caixas em aço inox para aplicações em óleo e gás (Wallmount e ZonEx); e resfriadores do tipo Vortex para áreas classificadas; além da nossa tecnologia HRT, que proporciona rígido controle de sólidos e tem um alto desempenho na recuperação de hidrocarbonetos (eficiência de 99,98%) em sistemas de água produzida, e também os sistemas para tratamento de águas, efluentes e reúso, com as membranas da Pentair X-Flow.

Petróleo & Energia, Projetos "turn key" para óleo e gás da Metroval
Projetos “turn key” para óleo e gás da Metroval

Metroval – A empresa fornece soluções completas em medição e controle de fluidos, inclusive projetos turn key para óleo e gás, atendendo às necessidades de processo, instrumentação, automação, tubulação, estruturas metálicas e elétricas. Possui extensa linha de produtos para vazão, com modelos certificados para medição fiscal e transferência de custódia. Além da venda de medidores e sistemas, a Metroval também oferece assistência técnica e gestão metrológica em sistemas de medição e instrumentos, contando com laboratórios acreditados pelo CGRCE, possuindo o maior laboratório de calibração de vazão com hidrocarbonetos da América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios