Outros

Rio Oil & Gas: Empresas mostram avanços e buscam parcerias

Bia Teixeira
1 de outubro de 2014
    -(reset)+

    Em tempos de indefinições quanto às novas licitações de bens e serviços, e da retomada lenta do crescimento da produção de petróleo e gás natural no Brasil, empresas locais e globais se mobilizam para garantir maior visibilidade aos seus produtos e soluções, assim como reforçar suas marcas durante a ROG.

    A participação na feira, como expositora, e no congresso, com artigos técnicos (papers), é a estratégia adotada por empresas como Honeywell, Clariant e AkzoNobel, que também vão promover palestras técnicas em seus estandes.

    Honeywell – Hoje com cinco fábricas operando no país e um escritório no Rio de Janeiro totalmente dedicado ao setor petrolífero, a norte-americana Honeywell destacará as mais novas soluções e tecnologias de seu portfólio para a indústria de petróleo e gás, principalmente as que são utilizadas em operações offshore, nas atividades de perfuração, exploração, produção e proteção ambiental.

    “Nossa expectativa é mostrar a forma unificada da Honeywell de fazer negócios, proporcionando uma ampla cobertura aos clientes e parceiros a fim de entregar as melhores soluções e serviços na área de petróleo e gás”, diz Francisco Casulli, general manager da Honeywell Process Solutions no Brasil.

    Além da prospecção de novos clientes e parceiros, a empresa quer demonstrar sua expertise para oferecer soluções e tecnologias de ponta, incluindo automatizar processos, promover segurança e melhor gestão das atividades offshore.

    “Também é uma oportunidade para expor ao mercado nosso entendimento do setor por meio das palestras, compartilhando experiências, cases e outras informações relevantes”, pontua o executivo da empresa. Jack Kiefert, consultor de Engineerining Field Solutions (HPS), apresentará na conferência o trabalho técnico “Como selecionar o melhor método de controle de Injeção de Aditivos”, que também será tema de palestras no estande, onde o especialista da empresa, Willian Louzavio, discorrerá sobre as “Incertezas nas medições com Provadores de Vazão”.

    Clariant – A suíça Clariant, uma das principais fornecedoras globais de especialidades químicas para toda a cadeia produtiva de óleo e gás leva para a feira um pacote completo de produtos e serviços agregados. Entre os destaques estão soluções para tratamento (separação óleo/água) de fluidos e especialidades químicas multifuncionais – ou seja, produtos com dupla função, como desemulsificantes e sequestrantes de, inibidores de hidratos e de corrosão, possibilitando a injeção simultânea de mais de uma função química na mesma linha.

    As soluções multifuncionais são essenciais em operações offshore em águas profundas, pois minimizam os custos de transporte e logística em geral e otimizam a estocagem e manuseio desses químicos, pois reduz o número de embalagens, resultando em menor espaço a ocupar nas plataformas, um ponto crítico na exploração e produção no pré-sal.

    “Temos um amplo portfólio de produtos e serviços, apto a atender às necessidades do setor, e dispomos de infraestrutura produtiva e logística no país que assegura o suprimento de especialidades químicas para ativos offshore ao longo da costa brasileira”, salienta Carlos Tooge, vice-presidente de Oil & Mining Services da Clariant para a América Latina, ressaltando que a capacidade produtiva da empresa garante um índice de mais de 90% de conteúdo nacional.

    A expertise do grupo suíço é reforçada na programação da Conferência da Rio Oil & Gas, no qual tem cinco trabalhos técnicos inscritos, além de palestras programadas para os quatro dias do evento no seu estande.

    AkzoNobel – A AkzoNobel, multinacional fabricante de tintas, revestimentos e especialidades químicas, vai reunir em seu estande as unidades Protective Coatings e Surface Chemistry, com o objetivo de apresentar novidades, entre as principais soluções da companhia para o mercado de óleo e gás.

    O destaque da área de especialidades químicas (Surface Chemistry) é o novo surfactante viscoelástico utilizado em fluido de completação para altas temperatura e pressão, características que o tornam muito mais tolerante às diversas condições encontradas durante o processo de perfuração, superando as tecnologias atuais. O produto será apresentado de forma detalhada em uma apresentação de trabalho técnico na conferência. Além do lançamento, a empresa vai divulgar toda a linha de surfactantes e polímeros para produção, perfuração, estimulação e limpeza em campos de petróleo da companhia.

    O sistema “Interplan móvel”, para manutenção e reparo, que reduz os custos de controle da corrosão e melhora a segurança em ativos protegidos por revestimentos anticorrosivos e proteção passiva é a novidade da área de tintas industriais. O aplicativo gera um relatório de inspeção online, com informações detalhadas sobre as condições do ativo, que possibilita ao cliente identificar rapidamente as áreas que mais necessitam de atenção e, assim, reduzir os tempos de parada e os custos com manutenção.

    Tubos Ipiranga – Uma das maiores distribuidoras de tubos de aço e conexões do país, fabricante de tubos de grandes diâmetros e de trefilados, a brasileira Tubos Ipiranga vai mostrar o portfólio desenvolvido para o setor de petróleo e gás, que responde hoje por 20% do seu faturamento.

    Um dos destaques da empresa são os tubos condutores com e sem costura, disponíveis em diversos diâmetros. Aliado ao portfólio de tubos mecânicos, de ferro dúctil (distribuição oficial Saint Gobain Canalização – PAM), e trefilados, peças tubulares, eletrodutos, conexões e aços laminados, a empresa vai destacar o pacote de serviços que oferece ao setor.

    “Nossa perspectiva é ampliar nossa atuação no mercado nos próximos anos com a volta dos investimentos no setor” afirma Alexandre Plassa, presidente da Tubos Ipiranga. Com 18 anos de atividades no setor, a empresa já participou de grandes empreendimentos como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e Refinaria de Paulínia (Replan).



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *