Quais são os principais locais para exploração de petróleo?

Entenda como funciona a exploração de petróleo na terra e no mar e saiba os passos necessários para encontrar este recurso tão valioso

Já sabemos o quanto o petróleo é um recurso importante em nosso dia a dia. Mas o que talvez você ainda não saiba é onde ele pode ser explorado. É comum já termos visto fotos ou imagens na televisão relacionadas a este assunto, mas hoje nós vamos nos aprofundar ainda mais nesta pauta.

O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Mas detectá-lo não é tarefa simples. Primeiro, é feito o que chamamos de prospecção. Ou seja, o rastreio e localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.

Essa avaliação não é tarefa simples. Um geólogo especializado determina a probabilidade de haver rochas-reservatório com petróleo aprisionado. Essa busca por ser feita, por exemplo, através de um gravímetro que detecta sutis variações na gravidade que indicam o fluxo subterrâneo do petróleo.

Os magnetômetros também podem ser usados para identificar o petróleo. Eles medem minúsculas mudanças no campo magnético, também causadas pelo fluxo do petróleo. Uma outra alternativa são os sniffers (farejadores): narizes eletrônicos que detectam a presença de hidrocarbonetos. 

Por fim, os sismólogos. Aparelhos que criam ondas de choque que passam pelas rochas e depois são refletidas para a superfície. Essas ondas podem ser criadas por canhões de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na água e, por meio de hidrofones, captam as ondas refletidas. Também é possível utilizar detonações com cargas explosivas no solo ou caminhões impactadores que golpeiam chapas pesadas dispostas no solo.

Exploração de petróleo

Exploração de petróleo em terra

A exploração de petróleo realizada no continente, isto é, em terra firme é chamada de onshore. No Brasil a primeira descoberta do petróleo foi em terra no ano de 1939, em Lobato, Bairro de Salvador. Com a perfuração de poços na região na busca do óleo negro, em 1941 surgia a primeira refinaria do Brasil, no Campo de Candeias, que está ativo até hoje.

A exploração de petróleo em terra segue algumas etapas básicas:

  • Exploração geológica;
  • Instalação da plataforma onshore;
  • Início da perfuração do poço;
  • Quando o furo atinge a rocha o petróleo flui pelos canos de perfuração;
  • O petróleo extraído pode ser transportado por meio de dutos ou navios, armazenado e refinado para a separação dos seus componentes.

Exploração no mar

A exploração marítima de petróleo é chamada de offshore. Para a realização da exploração e extração de petróleo offshore, são construídas plataformas equipadas com todos os instrumentos que permitem retirar o petróleo do seu poço. Etapas gerais da exploração e extração do petróleo no mar:

  • Estudos sísmicos;
    Instalação do B.O.P (Blow out Preventer), para controlar e monitorar o poço de petróleo;
  • Perfuração do poço;
  • Em navios plataformas ocorrem os primeiros processos de separação (água, óleo e gás). A separação primária do petróleo é essencial para que não ocorram problemas durante o seu transporte.
  • Transporte para a costa por meio de navios ou oleodutos.

Se você leu este artigo até o final, deve ter percebido como a exploração de petróleo é complexa. Onshore ou Offshore, são muitas etapas para encontrar este recurso valioso. Se você quer saber mais sobre este assunto, leia nossos outros artigos sobre petróleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios