Tendência

Quais são as reservas de petróleo do Brasil?

A exploração das reservas de petróleo no Brasil acontecem em campos onshore e offshore, respectivamente nas bacias continentais e marinhas

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), apresentou no último Boletim Anual de Recursos e Reservas, que o Brasil registrou aumento de 11% de suas reservas de petróleo. O volume atingiu 13,24 bilhões de barris.

A extração do petróleo brasileiro é feita por meio das reservas, que se encontram em bacias sedimentares. As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nos quais se depositam ou depositaram os sedimentos, onde são soterrados e convertidos em espessas pilhas de rochas sedimentares. A exploração acontece em campos onshore e offshore, respectivamente nas bacias continentais e marinhas.

O Brasil integra a lista dos 20 países com as maiores reservas provadas de petróleo do mundo. As reservas provadas se distinguem das reservas prováveis e possíveis por terem passado por um minucioso estudo que resultou em dados de engenharia e geológicos que atestaram que essas jazidas poderiam ser utilizadas para exploração comercial. 

plataforma de petroleo

Reservas de petróleo no Brasil

O petróleo foi descoberto no Brasil ainda no século XIX. A produção e a exploração de petróleo ganharam importância após a Segunda Guerra Mundial, com a campanha nacionalista ‘O petróleo é nosso‘. Na década de 1950, a Petróleo brasileiro S/A (Petrobras) foi criada para exercer o monopólio estatal da pesquisa, exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo no Brasil.

Hoje, a extração é possível em: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. Por isso, hoje  o país tornou- se  um dos maiores produtores de petróleo.

As bacias petrolíferas, onde hoje são desenvolvidas distribuem-se geralmente por dois ou mais estados. Em cada uma delas, estão dispostos um ou mais campos de petróleo. O Brasil possui centenas de campos petrolíferos, os quais se distribuem pelas seguintes bacias:

Bacia do Amazonas, Bacia do Solimões, ambas da região norte; Bacia de Sergipe/Alagoas, Bacia Potiguar, Bacia do Parnaíba, Bacia do Recôncavo, Bacia de Camamu-Almada, Bacia do Barreirinhas, Bacia do Tucano Sul, na região nordeste; Bacia do Espírito Santo, Bacia de Campos e Bacia de Santos, na região sudeste.

O Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP) indica que a grande maioria das reservas brasileiras, aproximadamente 95% delas, concentra-se nas bacias de Campos e de Santos, que compreendem o litoral sudeste do país.

Produção petrolífera no Brasil

Com a descoberta da camada do pré-sal e o início de sua exploração, o Brasil se tornou um país autossuficiente em petróleo. Isso significa que a produção nacional é suficiente para suprir a demanda doméstica por esse recurso.

A área do pré-sal está coberta por uma lâmina de água oceânica com profundidade de 2 mil metros e uma camada de sal de espessura igual ou superior a 2 km. É a maior reserva do Brasil e uma nova fronteira na exploração de petróleo no mundo.

O Brasil é responsável por uma produção de quase três bilhões de barris de petróleo todos os dias. O barril de petróleo é a unidade utilizada internacionalmente para medir o volume de petróleo em seu estado bruto, equivalente a 159 litros em média.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios