Quais produtos são derivados de petróleo?

O petróleo é um recurso natural utilizado para a produção de diversos artigos. Conheça alguns de seus derivados.

O petróleo é um recurso natural fóssil e não renovável de extrema importância na geopolítica mundial, principalmente por causa da quantidade de derivados que ele produz. A sua origem está atrelada a antigos depósitos orgânicos formados em zonas de bacias sedimentares. Trata-se de um recurso natural muito utilizado para a produção de fontes de energia e como matéria-prima na indústria.

O recurso é composto, principalmente, por hidrocarbonetos. Há nele, ainda, pequenas porções de outros compostos químicos, como nitrogênio e oxigênio, além de sais e metais. Porém, vale a pena indicar que a composição do petróleo é variável e depende das suas condições de formação e deposição.

Derivados do petróleo

O petróleo é um recurso muito utilizado na produção de diversos artigos. Portanto, a importância econômica desse recurso está atrelada a sua alta capacidade de combustão, sendo amplamente utilizado como uma fonte de energia. 

Além disso, é uma importante matéria-prima para a fabricação de materiais amplamente utilizados pela sociedade. Veja alguns dos principais derivados do petróleo:

  • Gasolina: A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio) e, em menor quantidade, por produtos oxigenados.  A sua formulação pode exigir a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo.
  • Óleo diesel: O óleo diesel é um combustível fóssil obtido a partir da destilação do petróleo. Apresenta uma grande quantidade de enxofre e é bastante utilizado para o transporte de cargas.
  • Gás liquefeito: O “gás de cozinha”, como é conhecido popularmente o gás liquefeito, é uma das frações mais leves do petróleo e sua queima é muito limpa, com baixíssima emissão de poluentes.
  • Óleos lubrificantes: Os óleos lubrificantes são derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituídos pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).
  • Querosene: Ficando entre a gasolina e o óleo diesel, o querosene é uma substância que possui alto poder de solvência e é obtido quando o mesmo entra em ponto de ebulição, ou seja, atinge uma temperatura entre 150ºC e 300ºC.

 

  • Plástico: O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas).
  • Asfalto: O asfalto obtido através do refino do petróleo. Com propriedades impermeabilizantes e adesivas, não volátil, de cor preta ou marrom, composto por asfaltenos, resinas e hidrocarbonetos de natureza aromática e solúveis em tricloroetileno.

Como são produzidos os derivados do petróleo?

Após a extração, o petróleo é levado às refinarias, a fim de separá-lo em vários componentes, que serão transformados em produtos derivados do petróleo.

Primeiramente, o petróleo passa por processos físicos, como filtração e decantação, que retiram a água e impurezas, por exemplo, areia, argila e pedaços de rocha.

Após isso, os derivados do petróleo são obtidos no processo de refino. As frações são separadas em torres de destilação, sob pressão atmosférica e a vácuo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios