OTC: Inovações recebem prêmios
A OTC manteve o costume de premiar as tecnologias mais inovadoras lançadas no ano anterior e que fizeram a diferença para a indústria de óleo e gás, como parte do programa Spotlight on New Technology Award 2014. Neste ano, foram premiadas doze tecnologias em diversas áreas – a exemplo de sísmica, engenharia de poços, completação e monitoramento – que terão forte impacto na exploração e produção offshore de hidrocarbonetos. A maioria delas, desenvolvidas por empresas norte-americanas:
– Baker Hughes (LaunchPRO™ Wireless Top Drive Cement Head)
– FMC Technologies (ISOL-8 Pump/ Offshore Loading Arm Footless)
– GE Oil & Gas (SeaLytics™/ Zenith GFI™ Ground Fault Immune ESP Monitoring System)
– Geoservices (FLAG Fluid Loss and Gain Detection Service)
– Halliburton Drill Bits and Services (TDReam™ Tool)
– SBM Offshore (Very High Pressure Fluid Swivel)
– Schlumberger (Seismic Guided Drilling Pore-Pressure Prediction Ahead of the Bit)
– Weatherford (CasingLink™)
– West Production Technology AS (SwarfPak Technology)
– WesternGeco (IsoMetrix Marine Isometric Seismic Technology)
O OTC Distinguished Achievement Award for Individuals, que foi recebido uma única vez por um brasileiro (Marcos Assayag, gerente executivo de exploração e produção da Petrobras), neste ano laureou Carl Arne Carlsen, da DNV, por sua contribuição na área de segurança e confiabilidade de estruturas offshore móveis e aplicações práticas da gestão de riscos.
Na área corporativa, o destaque ficou para a britânica BP, que recebeu o OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations or Institutions, pela tecnologia Losal® EOR, para recuperação avançada de petróleo.
As mulheres se destacaram na OTC deste ano, não somente nas palestras e eventos paralelos, mas também na premiação especial concedida pela organização: o Heritage Awards, que distingue uma pessoa por sua liderança e pioneirismo. A distinção foi entregue a Susan Cunningham, vice-presidente sênior da Noble Energy para o Golfo do México, África e Novos Mercados, por sua contribuição técnica à indústria de óleo e gás nessas regiões.