O que significa eficiência energética?

Entenda como a eficiência energética é a melhor estratégia para que seja possível produzir mais, de modo sustentável e gastando menos

A utilização racional de energia é chamada de eficiência energética. O conceito significa o modo eficiente de uso da energia para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

 

O tema eficiência energética, cujo objetivo é otimizar processos para evitar o desperdício de energia, merece a atenção da sociedade como um todo. O uso eficiente da energia pode gerar economia, reduzir custos e, principalmente, contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

No Brasil, o consumo de energia das indústrias corresponde a quase 40% do total de energia produzida no país. Desse total, 46,3% vêm da energia hidrelétrica, que apesar de utilizarem um recurso natural renovável, a água, ainda provocam um elevado impacto ambiental no seu processo de instalação.

 

Eficiência energética na prática

 

Usar a energia de forma mais eficiente é, também, reduzir o volume de emissão dessas substâncias na atmosfera e contribuir para a nossa saúde e para a proteção do meio ambiente.

 

Um exemplo bem comum de redução de energia atualmente são as lâmpadas de LED, elas  são as mais eficientes no mercado, por transformar energia elétrica em luminosa sem grande geração de energia térmica (calor). Essa geração de calor, muito comum nas lâmpadas incandescentes, é uma evidência de desperdício de energia.

 

Já no setor industrial, existe uma preocupação em adotar ações de eficiência energética em seus processos e produtos. No setor de construção, por exemplo, é crescente o uso de materiais que possibilitam a redução do consumo de energia, seja pela estrutura ou pela escolha de equipamentos mais eficientes.

 

E na indústria automotiva, uma tendência crescente tem sido a fabricação de carros que consumam menos combustível e tenham o mesmo rendimento, como é o caso dos carros híbridos ou totalmente elétricos.

vantagens da eficiência energética

Os benefícios da eficiência energética

 

Usar bem a energia é uma forma inteligente de gerir adequadamente as demandas e melhorar a produtividade em qualquer contexto, tanto na área ambiental como na econômica.

Dentre os muitos benefícios da eficiência energética podemos citar:

  • Redução dos impactos ambientais já que o uso de energia de modo consciente também contribui para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e outros poluentes. 
  • Redução de custos e economia: o aumento da eficiência reduz o custo e possibilita maior economia.  
  • Melhora a qualidade do AR: O estudo norte-americano realizado pela ONG American Council for an Energy-Efficient Economy (ACEEE), afirma uma redução de 15% do consumo de energia por ano resultaria em 2.190 vidas salvas, são 30 mil casos de asma a menos e uma economia de US$ 20 bilhões em gastos com saúde nos Estados Unidos.

É por todos esses motivos que a eficiência energética precisa ser adotada e aprimorada sempre. Fazer mais com menos energia. Isso é eficiência energética.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios