O que é energia renovável?

A energia renovável ou energia limpa é criada a partir de fontes naturais e inesgotáveis

Chamamos de energia renovável as fontes naturais de energia que conseguem se renovar, ou seja, nunca se esgotam, pois estão em constante regeneração. São consideradas energias limpas, isto é, são fornecidas pela natureza. Em contrapartida, quando dizemos que uma energia não é renovável, significa que a natureza demora muito tempo para repor o recurso – ou sequer o repõe.

As fontes de energia renovável poluem pouco ou não chegam a agredir o meio ambiente. São tipos de energia alinhadas com os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social e sua utilização não contribui para a emissão de gases ou outros materiais tóxicos e nocivos para o ambiente natural.

As energias renováveis também são classificadas como energias alternativas, devido ao seu caráter garantido (seja no presente ou no futuro). Por isso, são fontes de energia sustentável.

Já as energias não-renováveis (como o petróleo e o carvão mineral, por exemplo) têm um limite no mundo e levaria milhões de anos para que pudessem ser novamente repostas.

A energia renovável é uma das chaves para transformar o setor energético com sustentabilidade ambiental e promover impactos positivos em nosso dia a dia. Por isso, entender e se aprofundar nesse tema é uma tarefa indispensável.

Energia renovável

Popularização da Energia Renovável

A partir da Revolução Industrial começamos a utilizar o carvão e outros combustíveis fósseis como fonte de energia – até a Crise do Petróleo, na década de 1970. A limitação do acesso ao petróleo e à extração dos recursos da natureza trouxeram grandes consequências socioambientais e econômicas. O sistema baseado em fontes não renováveis precisava de uma alternativa.

Com isso, cada vez mais a humanidade passou a buscar recursos renováveis na natureza, ou seja, recursos com poucas chances de extinção. A partir daí, fontes de energia renovável passaram a se popularizar no mundo inteiro e o Brasil apostou no investimento do etanol.

Tipos de Energia Renovável

As fontes de energia renováveis derivam de recursos naturais que se renovam a todo momento e estão sempre disponíveis ao homem, a exemplo da energia solar (sol), energia eólica (ventos), energia hídrica (rios), energia de biomassa (matéria orgânica), energia geotérmica (calor da Terra) e energia oceânica (marés e ondas).

O hidrogênio é uma das novas fontes de energia renovável mais promissoras no mundo atualmente. Embora seja o elemento mais abundante no planeta, ele não pode ser captado diretamente na natureza e precisa ser gerado, por isso é considerado uma fonte de energia secundária.

Os processos de produção do hidrogênio exigem grande quantidade de energia, a qual é atendida por fontes não renováveis (hidrogênio cinza), ou por fontes renováveis (hidrogênio verde). Existe também o hidrogênio azul, derivado de processos que utilizam fontes não renováveis, mas que captam e armazenam o CO2 liberado.

 

Não é possível definir qual o melhor tipo de energia renovável. A comparação entre os tipos de fonte de energia renovável precisa levar em conta diversos fatores, portanto, não é possível eleger uma “campeã” em termos de benefícios.

Todas elas têm suas vantagens e desafios, como a variabilidade (a fonte pode não ser oferecida constantemente), o custo de produção (que pode ser elevado) e a região em que pode ser desenvolvida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios