Tintas e Revestimentos

Novos Pilares de atuação, para uma nova realidade – Abrafati

Petroleo e Energia
4 de agosto de 2018
    -(reset)+

    Petróleo & Energia, Novos Pilares de atuação, para uma nova realidade - Abrafati

    Petróleo & Energia, Novos Pilares de atuação, para uma nova realidade - Abrafati

    O ano de 2018 já começou de uma forma diferente para a Abrafati, depois do intenso trabalho de avaliação das prioridades e de discussão de rumos a serem seguidos pela Associação, desenvolvido no ano anterior.

    O ponto de partida para esse trabalho foi o diagnóstico de que precisávamos nos preparar para um cenário modificado e em permanente transformação, representando novos desafios para o setor de tintas, que devem ser transformados em oportunidades. Devemos evoluir continuamente, acompanhando e nos antecipando às tendências globais e locais, da mesma forma que precisamos avançar na implantação das melhores práticas em relação a temas chave para o presente e o futuro, como a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, temos de colocar especial esforço na expansão das vendas, na ampliação da base de consumidores, no aumento da frequência da pintura e na elevação do padrão de consumo (restringindo cada vez mais o espaço para produtos sem a qualidade mínima).

    O objetivo de toda essa movimentação é criar as condições para suportar o crescimento do setor e das empresas associadas pelos próximos 5 a 10 anos.

    O Conselho Diretivo da Abrafati liderou as ações voltadas para um redesenho da atuação da Associação e para a definição de um novo planejamento estratégico, contando com o apoio especializado da consultoria A.T. Kearney. Estudos aprofundados sobre a situação internacional da indústria de tintas e as particularidades do Brasil embasaram as discussões e as decisões tomadas, que apontaram para temas prioritários, que devem receber a maior carga de atenção e investimentos, com destaque para a revitalização do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ), a capacitação, a realização de eventos como o nosso Congresso e Exposição, o relacionamento com órgãos públicos e a sustentabilidade.

    Do profundo mergulho em busca do DNA da Abrafati e de sua visão de futuro, resultaram duas definições cruciais para o nosso posicionamento estratégico. A primeira delas é a nossa nova Missão: “Impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável da cadeia de tintas, promovendo a melhoria da qualidade e capacitações do setor, com reconhecimento pelos consumidores”.

    A segunda definição surgida de nosso redirecionamento estratégico foi a dos quatro pilares que orientam, a partir de agora, a nossa atuação, todos eles focados na geração de valor para os associados e a indústria:

    1) Representar os interesses do setor (Advocate), o que inclui cuidar da imagem institucional, criar relacionamentos-chave e desenvolver padrões normativos e operacionais;

    2) Desenvolver a capacitação técnica do setor (Capability Developer);

    3) Facilitar o acesso a conteúdo e conhecimento (Content Facilitator).

    4) Proporcionar oportunidades de relacionamento (Networker), o que envolve criar um ambiente setorial conectado e benéfico aos participantes e adjacentes à indústria.

    É com essas definições que estamos dando prosseguimento à nossa trajetória de melhoria contínua e contribuição efetiva para o mercado, a sociedade e o País.

    Texto: Freddy Carrillo*

    * Freddy Carrillo é presidente do Conselho Diretivo da Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *