Novidades da Rio Oil & Gas

AIR LIQUIDE

Conceituada empresa mundial de gases, a Air Liquide marca presença dentro do pavilhão francês (Ubifrance) para divulgar seu conceito de one stop shop para o setor de óleo e gás, abrangendo gases, equipamentos e serviços relacionados. Além do suprimento de gases de solda, nitrogênio, hélio, misturas para mergulho, cilindros, tanques, isocontêineres e outros itens, a empresa levará a divisão Medal, que fabrica unidades geradoras de gases de grande porte, com processos limpos e de elevada eficiência. Os módulos de separação de nitrogênio on site por membranas oferecem gás inerte para auxiliar na remoção de dióxido de carbono de correntes de gás natural, além de prover gás para recuperação avançada de hidrocarbonetos em poços maduros. Módulos especiais permitem recuperar hidrogênio em processos de refino e geram biogás de fontes renováveis. A divisão E&C Solutions (soluções em construção e engenharia) oferece projetos de processos avançados de refino, incluindo hidrotratamento e hidrocraqueamento catalítico de resíduos pesados, bem como de instalações petroquímicas. novidades da rio oil & gas

APEMA

Fundada em 1964 e especializada desde 1968 em trocadores de calor, contando com área fabril de 9 mil m² em São Bernardo do Campo-SP, a Apema participa da Rio Oil & Gas para mostrar aos visitantes sua ampla capacidade de produção de trocadores dos tipos casco e tubos, placas desmontáveis e aletados (radiador), construídos segundo normas Asme, API, NR 13 e Petrobras, mediante sistema de garantia de qualidade, que previne erros e retrabalhos, oferecendo alta qualidade, baixo custo e respeito aos prazos de entrega. Usando softwares de engenharia reputados, como HTRI, PV Elite e Code Calc, projeta trocadores complexos, executando todas as etapas de construção em suas instalações, atendendo os setores de petróleo, petroquímico, químico, alimentício, siderúrgico, de celulose e papel, entre outros. Entre os mais recentes projetos concluídos pela empresa estão um trocador de 55 toneladas e 4 metros de diâmetro para a companhia Klabin, trocadores de calor para as plataformas P-58 e P-62, da Petrobras, além de fornecer, por intermédio da Gardner Denver Nash, trocadores e vasos depressão para os projetos do Comperj e da Rnest. A Apema é certificada na ISO 9001:2008 e possui Certificado de Registro e Classificação Cadastral da Petrobras.

BOMCOBRAS

Joint venture entre as brasileiras Brasil China Petróleo (BRCP) e Asperbras com a chinesa Bomco, inicia na feira a venda de bombas de lama para o mercado brasileiro. Fabricadas na China, com certificações API e homologadas pela DNV, as bombas de lama têm capacidades entre 500 e 3.000 HP. Os modelos da linha Triplex, de 500, 1.000 e 3.000 HP, podem ser comprados ou alugados pelos clientes. As bombas de maior porte, de 2.200 e 3.000 HP são indicadas para grandes plataformas marítimas. A Bomcobras está instalando fábrica em Simões Filho-BA, com previsão de inauguração em junho de 2013, mediante investimentos de R$ 130 milhões. Ela poderá fabricar sondas de perfuração onshore para chegar até 12 mil m de profundidade e também produzirá pacotes para topsides de sondas offshore. Nos primeiros dois anos, a unidade apenas montará componentes importados para fazer bombas de lama, chave hidráulica, mesa rotatória e draw works.

CENTROPROJEKT

Especializada em tratamento de efluentes industriais e água de reúso, com histórico de fornecimentos para refinarias nacionais, a Centroprojekt destacará na feira o sistema hiperbólico de mistura e aeração da Invent. Formado por um elemento hiperbólico imerso no tanque, acionado por um motorredutor, o dispositivo consegue simultaneamente misturar e aerar um tanque, podendo ser modulado para fazer apenas misturas, sempre apresentando baixo consumo de energia. Durante a feira, a empresa também apresentará filtros de cascas de nozes, com forte aplicação na produção de petróleo, em que opera com elevada eficiência e facilidade de limpeza.

DANFOSS

Levará para seu estande três produtos da linha VLT Drives, específica para o setor de óleo e gás, capazes de acionar máquinas com alimentação em corrente alternada. O VLT Automation Drive FC 300, de concepção modular, cobre ampla faixa de aplicação de acionamentos, facilitando o comissionamento, operação e manutenção de equipamentos. O VLT Advanced Active Filter AAF 006 é uma solução flexível e adaptável para eliminação de harmônicas centralizadas ou descentralizadas, podendo compensar os drives VLT individualmente, ou compensar múltiplas cargas simultaneamente, dependendo do ponto de instalação. O VLT Softstarter MCD 500 é uma solução completa para partida de motores, podendo atuar na faixa de 200 a 690 V, para potências até 1,2 MW, com baixa ocupação de espaço, oferecendo funções avançadas de partida e parada, e um novo display gráfico.

DELP

O grupo Delp apresentará o projeto de desenvolvimento e qualificação de dispositivos centrífugos inovadores para tratamento da emulsão água/óleo. Além deles, exibirá procedimentos próprios para aplicação de ultrassom em técnicas de Phased Array e Tofd, já qualificados pela Petrobras, usados para ensaios de juntas soldadas em vasos de pressão e torres fabricados conforme norma Asme. Em parceria com a Itrepid Offshore Construction (IOC), oferece aos interessados sistemas de guinchos, guindastes, frames, manuseio de veículo de operação remota, sistemas de elevação de risers, assentamento de linhas fixas e flexíveis, e equipamentos para ancoragem de convés, incluindo posicionamento dinâmico.

DOW

Leva para a feira seu amplo portfólio de produtos para óleo e gás, incluindo tecnologias de controle de corrosão, revestimentos internos e externos, lubrificantes para redução de atritos durante as perfurações, todos eles para a área de exploração e produção. Para refino, a companhia oferece antimicrobianos e fluidos de refrigeração, enquanto em transporte fornece adesivos para proteção de tanques e tubos, além de aditivos para melhorar o escoamento de óleo. Entre as novidades, apresentará a linha de desemulsificantes Demtrol, os agentes clarificantes de água Romax e o sistema Neptune de isolamento térmico para aplicações subsea. Terão destaque na feira a linha de skids de ultrafiltração Dow IntegraPac (da Dow Water and Process Solutions) para geração de água potável, pré-tratamento de osmose reversa e reúso de água em plataformas. Além disso, as membranas de nanofiltração SR-90 removem íons de sulfato da água do mar, permitindo seu uso em perfurações offshore. Completam a exposição os biocidas Acquar e a linha de revestimentos para condições críticas Oudra.

EVONIK

Reforçará no mercado a aplicação da poliamida 12 como material de alto desempenho para a fabricação de dutos flexíveis e rígidos para petróleo e gás natural, oferecendo elevada durabilidade e minimização de acidentes. No estande da Evonik também poderão ser conhecidos os surfactantes e quaternários da linha Adogen, bem como a linha Stoko de produtos para cuidados com a pele dos trabalhadores do setor.

FESTO

A multinacional de origem alemã está presente no Brasil há 40 anos e leva novidades para a Rio Oil & Gas. Entre elas, as válvulas solenoides direcionais VOFC/VOFD para atmosferas explosivas, altamente resistentes à corrosão, sendo indicadas para ambientes agressivos. São robustas, construídas segundo norma IEC 61508 (certificação SIL 4), e indicadas para comando de válvulas de processo com atuador pneumático e válvulas de segurança, com ar comprimido ou gás natural. Estão disponíveis em diversas configurações, inclusive com operação remota e montagem direta no atuador pneumático. Outra novidade são as válvulas esfera de duas ou três vias, para ¼ a 8 polegadas, com atuador pneumático e sensor box. São construídas com corpo e esfera de latão, aço carbono ou inox, com várias formas de fixação, admitindo pressão nas classes de 150 a 300 lbs. Apresentam elevada resistência química, podendo ser aplicadas em ambientes agressivos e áreas classificadas. Também serão apresentados novos terminais de válvulas CPX/MPA e CPX/VTSA, com grande diversidade de protocolos de comunicação, bem como unidades de entradas e saídas (I/O) remotas para Foundation Fieldbus.

LOCAR

Conhecida pela especialização em transportes especiais e movimentação pesada, a Locar apresentará durante a Rio Oil & Gas a primeira balsa de lançamento de dutos brasileira, a Locar Pipe, que ficará pronta em oito meses. A balsa foi projetada pelo time de engenheiros da Locar, teve o casco fabricado em Belém-PA, pelo Rio Maguari Shipyard, e está na Ilha do Governador-RJ para a integração da estrutura com os equipamentos. A embarcação será equipada com cinco geradores elétricos para movimentar os seus dois guindastes, sendo um principal, de 47,76 m de altura e capacidade de 250 t (modelo Manitowoc 4100w – Ringer), e outro auxiliar, para 150 t e altura de 42,767 m (modelo Fushun QUY150 – Crawler Crane). Terá também outros equipamentos para alinhamento dos dutos, tensionadores e um sistema de posicionamento da embarcação para a instalação dos dutos por toda a extensão do projeto. Depois de pronta, a balsa vai ter capacidade para uma tripulação de 160 pessoas e contará com um heliponto. Terá 87,5 m de comprimento, 30 m de largura, seis m de profundidade, e consumirá R$ 75 milhões em investimentos. A divisão marítima da Locar foi criada há apenas quatro anos e já conta com 25 embarcações, quase 300 colaboradores e uma base principal na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e outras duas em Macaé-RJ e Itajaí-SC.

METSO

A Metso Brasil, subsidiária da finlandesa Metso, tradicional fornecedora de produtos e serviços para automação de processos nos setores de mineração, construção, celulose e papel, geração de energia, óleo e gás, com centros de serviços instalados em Araucária-PR, Sorocaba-SP, Aracruz-ES e Guaíba- RS, aproveitará a Rio Oil & Gas para reforçar sua imagem no setor e dialogar com os clientes. Exibirá com destaque a linha de válvulas de controle automáticas das marcas Neles, Jamesbury e Mapag, bem como posicionadores para essas válvulas, o software Field Care, e o Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) Mesto DNA, indicado para indústrias do segmento Marine.

PTC

A PTC Brasil (Parametric Technology Corporation), especializada em soluções para o desenvolvimento e gerenciamento do ciclo de vida do produto, apresentará na Rio Oil & Gas ferramentas voltadas para otimizar a produtividade das empresas do setor. Terá destaque a versão 2.0 do Creo Parametric, a evolução do Pro/Engineer, a solução de CAD/ CAM/CAE da empresa. A ferramenta inclui funcionalidades, como aquelas voltadas para Plant Design (HVAC, Framework, Piping, Cabling, Projetos de Equipamentos, por exemplo), indicadas para projetos de construção de plantas industriais e plataformas petrolíferas. Terá destaque também a versão 10.1 do Windchill, solução de gerenciamento do ciclo de vida do produto que permite otimizar processos ligados à lista de materiais – da fase de criação até o descarte. Também serão apresentadas no evento outras soluções da PTC que já são utilizadas por empresas do setor de óleo e gás, dentre as quais a Petrobras, como o Mathcad (para cálculos de engenharia) e o Creo View (solução que permite visualizar qualquer arquivo CAD, inclusive grandes montagens, sem perda da performance).

TEADIT

Fornecedora qualificada de anéis RTJ (Ring Type Joint) para processos de exploração e de refino de petróleo, a Teadit aproveitará a Rio Oil & Gas para divulgar sua linha de produtos, totalmente nacional. Com produção estabelecida em Campinas-SP, a empresa fornece desde os anéis mais comuns (ovais e octogonais) até projetos customizados, desenvolvidos mediante acordo de confidencialidade, incluindo materiais especiais, IX, AX, VX ou BX, contando com certificação API- 6A, do American Petroleum Institute. Essa certificação só é concedida após a auditoria do projeto, desenvolvimento e fabricação das peças, verificando a sua adequação às condições mais críticas de operações subsea, offshore, onshore e petroquímicas. A qualidade da produção é controlada mediante processos de identificação da composição química do material construtivo por meio do PMI (Positive Material Identification), passando por inspeção visual, de rugosidade, dimensional e de verificação de tolerâncias em mesa 3D. A linha de produção conta com modernos softwares de controle, inspeção e rastreabilidade de matérias-primas, garantindo a qualidade dos produtos, que são usados em árvores de natal molhadas e outras situações críticas.

TRELLEBORG

Fundada na Suécia em 1905, a Trelleborg apresenta produtos de suas divisões de negócios durante a feira. A divisão Sealling Solutions possui 21 componentes, com materiais aprovados na norma internacional Norsok M-710, compreendendo vedações elastoméricas de composição simples ou complexa no formato de O-ring, em qualquer tamanho, bem como vedações moldadas sob medida e produtos correlacionados. Na área de mangotes marítimos, em que atua há mais de 35 anos, a Trelleborg montou instalação fabril em São Paulo dotada de tecnologia de última geração, para produzir itens de alta performance para o mercado nacional e internacional. A companhia oferece todos os tipos de aplicações em mangotes: carretéis, monoboias, captação de água, gás liquefeito, usando mangueiras flutuantes e submarinas de carcaça simples, dupla ou dual, nipple/ flange ou nipple-less, com foco nas necessidades dos clientes, desempenho, inovação e responsabilidade.

VANASA MULTIGAS

Empresa nacional criada em 2000, é especializada em instalações de gás natural, oferecendo projetos, montagens e serviços relacionados a city gates, estações de medição e/ou de regulagem, filtros e aquecedores indiretos de gás, lançadores e recebedores de PIGs. Além dos elementos que fabrica, a Vanasa Multigas representa fornecedores renomados de equipamentos, como Dresser, Alfa Engineering, Eagle Research Corp., Gorter Controls e Canalta.

VEOLIA

Divisão de água do grupo francês Veolia Environnement, a Veolia Water Solutions & Technologies atua no Brasil desde 1993, fornecendo soluções para todas as atividades relacionadas à gestão das águas, incluindo o tratamento de efluentes e reúso em diversos setores industriais. Na Rio Oil & Gas apresentará seus recentes projetos voltados para esse segmento de mercado, como a expansão da planta de tratamento de efluentes e reúso da Refinaria de Araucária (Repar), planta de tratamento de água da Rnest (Pernambuco), e os produtos e soluções que estão sendo aplicados na estação de tratamento de despejos industriais do Comperj. Cada projeto contempla várias alternativas tecnológicas, incluindo ultrafiltração, biorreator a membranas (MBR) e eletrodiálise reversa, dependendo dos objetivos pretendidos.

VOITH

A Voith, dona da maior fundição de ferro nodular e aço inox da América Latina em tamanho de peças produzidas, destacará na feira o variador de velocidade hidrodinâmico com planetário integrado Vorecon, com design compacto, porém robusto, capaz de oferecer um tempo máximo de disponibilidade e confiabilidade de 39 anos. Opera até 50 MW/20 mil rpm, sendo indicado para o acionamento de compressores em plataformas offshore, refinarias e transporte de produtos. Também atrairá atenções o propulsor Voith Radial Propeller, para naviossondas e plataformas de perfuração, direcionando empuxo por 360° em relação ao seu eixo vertical, sendo oferecido nas potências de 4,5 MW e 5,5 MW. Os turborredutores BHS podem ser configurados com eixos paralelos ou planetários, podendo transmitir potência nas faixas de 85 MW/45 mil rpm e 45 MW/80 mil rpm, respectivamente. No Brasil, já há cem unidades dessas acionando bombas, compressores e geradores.

 

[box_light]Confira também: Rio Oil & Gas 30 anos – Expo and Conference[/box_light]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios