Inovação em energia renovável

Dabi Business Park e Bio Energy Hub se unem para o desenvolvimentos em energias renováveis

Dabi Business Park integra pessoas, ideias e inovação

O centro empresarial Dabi Business Park, de Ribeirão Preto (SP), e o hub de inovação Bio Energy Hub, com sede em Sertãozinho (SP), firmaram parceria para o desenvolvimento de ações de inovação aberta nas áreas de etanol, biomassa, biogás, energia solar, hidrogênio e outras fontes renováveis. “Este é um passo importante para criar na região de Ribeirão Preto uma nova referência em open innovation na área de bioenergia. A união da estrutura do Dabi Business Park e de suas empresas residentes com a rede de startups, corporações e especialistas que reunimos no hub são insumos valiosos para novos projetos”, explica o founder e CEO do Bio Energy Hub, Marcos Eduardo de Oliveira.

O primeiro evento com apoio do Dabi Business Park, “Oportunidades de Inovação e Negócios em Energias Renováveis”, foi organizado em conjunto entre Senai e Bio Energy Hub, na Escola SENAI Ettore Zanini, em Sertãozinho – SP. “Trazer para perto das empresas residentes no Dabi Business Park o conhecimento, as iniciativas e os contatos que o Bio Energy Hub tem reunido reforça nosso papel de conectar pessoas e empresas visando gerar inovação e novos negócios”, avalia o gestor da Área 51, o hub de inovação do centro empresarial, Ricardo Agostinho.

Inovação

Além de eventos de conteúdo e network, a parceria permitirá a realização de chamadas públicas de inovação, pitch days para apresentação e seleção de startups, hackathons, programas de pré-aceleração de ideias e programas de aceleração de startups e outros eventos que fomentam a chamada inovação aberta.

“É essencial para a sobrevivência das organizações mudar a forma de desenvolver novas soluções. A ideia é romper com o paradigma das extensas e caras pesquisas realizadas dentro das empresas para o modelo de open innovation cujo objetivo é cocriar com parceiros e startups de forma mais simples, rápida e com menor custo, criando uma relação win-win”, explica Oliveira.

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, as fontes renováveis atingiram uma demanda de participação de 46,1% na matriz energética brasileira, o que representa três vezes o percentual mundial. O uso de energia renovável no Brasil coloca o país em uma posição de destaque no cenário regional e global. Em termos de capacidade instalada de energia renovável, o Brasil ocupa o terceiro lugar do ranking mundial, com 141.932 MW, atrás apenas da China, com incríveis 788.916 MW, e dos Estados Unidos, com 282.656 MW, dados de 2021. Esse é um indicativo de que o Brasil ainda está muito longe de explorar todo seu potencial. As principais fontes de energia renovável são o sol, a água dos rios, as ondas e as marés, os ventos, os materiais orgânicos e calor do interior da Terra. Além destas, também podemos destacar o hidrogênio, a água salobra e a fotossíntese artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios