Tendência

Fenasucro & Agrocana bate recorde de público

Feira em Sertãozinho (SP), destacou as fontes limpas de energia, amparadas por projetos industriais sustentáveis

A Fenasucro & Agrocana é palco das transformações e inovações do setor de bioenergia. Por essa razão atrai visitantes compradores do Brasil e de mais 23 países, que encontram na feira produtos, inovações, tecnologias e tendências do setor, pautados pela sustentabilidade e por um futuro mais limpo e eficiente.  

Por ser uma plataforma de alternativas e soluções, a cada ano, a feira concentra um público mais especializado e qualificado. Prova disso, é que a edição de 2022 teve um incremento de 15% no número projetado de visitantes. 

“Este aumento reflete, principalmente, a adesão do público mais qualificado, formado pelos altos executivos de todos os elos da cadeia produtiva da bioenergia que vem à Fenasucro & Agrocana para fazer negócios, networking e consumir conteúdos extremamente relevantes”, afirma Paulo Montabone, diretor da feira.

 

Negócios

O encontro de negócios fez parte da programação paralela da Feira Internacional da Bioenergia e atraiu 48 empresas fornecedoras brasileiras e 20 empresas compradoras internacionais da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru e Uruguai.

Ao todos foram realizadas mais de 460 reuniões de negócios, gerando uma previsão de transações em torno de US$ 70 milhões (aproximadamente R$ 362 milhões), que podem ser fechados em seis meses.

“As rodadas de negócios foram fantásticas nessa retomada pós-pandemia. Recebemos mais de 50 convidados internacionais, um aumento expressivo em relação à última edição de 2019, sendo que o foco desse ano foi a América Latina. Neste ano, realizamos mais de 140 reuniões por dia, gerando uma excelente expectativa de negócios. Sem dúvida, a edição de 2022 foi um sucesso”, afirma Flávio Castellari, diretor-executivo do Apla.

Energia limpa é destaque em feira

Novas tecnologias


Hibridizador movido a etanol – Os drones (equipamentos aéreos não tripulados) movidos à bateria se popularizaram na última década e tornaram-se essenciais para o trabalho, pulverização e, também, para o mapeamento de áreas rurais. Porém, como a autonomia desse equipamento costuma ser pequena (em média 15 minutos), a recarga se torna necessária com mais frequência. Pensando nessa questão, no alto custo para a reciclagem e também no risco de descarte das baterias, surgiu um dispositivo que transforma a energia do etanol em energia elétrica, possibilitando o maior uso do drone. O equipamento de biocombustível é acoplado no veículo substituindo as baterias e fornecendo energia, por meio de um processo de combustão de um micro-gerador. O drone funciona com a instalação de um dispositivo que transforma a energia química do etanol em energia elétrica. E a tecnologia aumenta, também, a autonomia que chega a até 4 horas, garantindo mais praticidade, economia e sustentabilidade para o trabalho no campo.

A Ipiranga Lubrificantes e a Texaco Lubrificantes participarão conjuntamente, pela primeira vez da Fenasucro e Agrocana 2022. Os visitantes puderam conhecer o Brutus Performance SAE 15W40 CK-4 (lubrificante mineral premium, recomendado para motores quatro tempos com elevado desempenho de veículos movidos a diesel aspirados ou turbinados) e o Delo 400 SDE SAE 15W40 CK-4 (óleo mineral, recomendado para motores diesel de quatro tempos naturalmente aspirados e turbo, com aditivação antidesgaste para proteção de cilindros, pistões, anéis e componentes do trem de válvulas).

A Novvalight, fabricante de luminárias industriais, também estará presente com quatro soluções para projetos luminotécnicos – família Cityled, Nextled, Innova, Everled e Matrix. As demandas do setor logístico são atendidas com as soluções Cityled, Nextled e Innova. Já no setor agrícola, a iluminação eficiente se dá pelas linhas Cityled, Innova e Matrix.

A NSK Brasil apresentou seu portfólio de rolamentos utilizados em diversos equipamentos da área agrícola, além de soluções para máquinas e equipamentos utilizados no campo e nas usinas como graxas, ferramentas, aquecedores indutivos e extratores.

 

Diesel Verde  

No terceiro dia da 28ª edição da feira, o Diesel Verde foi lançado como grande promessa e oportunidade ao etanol. Trata-se de uma nova tecnologia, que transforma o etanol hidratado em um substituto ao diesel, sem a modificação nos motores. O tema foi abordado durante o Visão Agro Talk: O Futuro da Energia Verde, que apresentou as tendências e destaques para o setor na geração da energia limpa e renovável.

De acordo com Marcos Daniel de Lima, engenheiro de Automação, Diretor de P&D e Inovação Tecnológica da DUO Automation, o Diesel Verde é o futuro do setor de bioenergia para veículos pesados. “O etanol, hoje, atende bem veículos leves. Só que está sofrendo uma concorrência dos elétricos, do hidrogênio verde, dos híbridos, além da pressão do preço do petróleo. O que afeta diretamente o produtor e o consumidor”, explica.

Diante desse cenário, Lima sinaliza o momento como oportuno para a substituição do diesel convencional, que tem origem fóssil, por um derivado do etanol e com as mesmas características técnicas de combustão de motores.

 

Próxima Edição

Em 2023, a Fenasucro & Agrocana será realizada entre os dias 15 e 18 de agosto, em Sertãozinho. O evento é realizado pelo CEISE Br e promovido e organizado pela RX Brasil. É o único da América Latina a reunir inovações e conteúdo de alto nível técnico voltados à toda cadeia de produção da indústria de bioenergia, além de profissionais das indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios