Tendência

Etanol: entenda o que é e onde pode ser usado

O etanol possui diversas aplicações, sendo as mais relevantes como solvente químico, substância esterilizante e combustível de motores a combustão.

Nos últimos dias trouxemos bastante conteúdo sobre energia renovável e nada mais justo que falemos hoje um pouco mais sobre o etanol. Neste artigo, nos aprofundaremos um pouco mais nas características dessa substância: como é produzida, para que serve e quais as principais matérias-primas. 

Este composto faz parte do nosso dia-a-dia. Primeiro como combustível para meios de transporte e como o ingrediente mais famoso de bebidas alcoólicas, como a cerveja, o vinho e a cachaça. Além disso, ele é também matéria-prima industrial, utilizado para fazer perfumes, materiais de limpeza, tintas, solventes e muitos outros produtos.

O etanol é um composto orgânico pertencente à função química álcool e é popularmente conhecido apenas como álcool. É uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução de acetaldeído. Trata-se de um líquido incolor e super inflamável. A principal via de obtenção do etanol é pela fermentação de açúcares presentes na cana-de-açúcar.

O composto é empregado como combustível automotivo, e, por ser derivado de fontes vegetais, é considerado um biocombustível, ou seja,  uma fonte de energia renovável, possuindo a capacidade para substituir combustíveis fósseis, como a gasolina.

Etanol através da cana de açúcar

Onde pode ser usado?


O etanol possui diversas aplicações, sendo as mais relevantes como solvente químico, substância esterilizante e combustível de motores a combustão. A presença do etanol em algumas bebidas é o que as torna alcoólicas. Uma desvantagem do uso de etanol como combustível é a sua menor eficiência energética em comparação aos derivados do petróleo.

Como é produzido?

O etanol é produzido a partir de plantas ou raízes. No Brasil, a principal matéria-prima utilizada para sua produção é a cana-de-açúcar. Contudo, ele também pode ser produzido a partir do milho, da aveia, do arroz, da cevada, do trigo e do sorgo.

O etanol é um biocombustível, um tipo de energia renovável. Dizemos que algo é renovável quando sua fonte é inesgotável ou pode ser regenerada, como é o caso das plantações de cana-de-açúcar. Com o tratamento adequado do solo, matérias-primas vegetais podem ser plantadas e replantadas a qualquer momento. Por isso dizemos que elas não se esgotam.

Biocombustível de qualidade

Para a obtenção de um etanol com qualidade, é necessário o controle da matéria-prima da fermentação e dos processos de produção.

É importante que o teor alcoólico do etanol seja de no mínimo 99,6%, com massa mínima de 99,3%. Se a intenção for obter um etanol puro, a porcentagem muda: 98% de teor alcoólico e 0,4% de água, no máximo. Ainda assim, em alguns casos, é necessário que o álcool passe por um processo de destilação.

Quem fabrica o etanol no Brasil?

Entre os maiores produtores nacionais, destacam-se o estado de São Paulo, que produz próximo de 60% de toda a cana, açúcar e etanol do país, e o estado do Paraná, segundo maior produtor de cana, com 8% do total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios