Tendência

O que é petróleo?

Entenda o que é o petróleo, um dos recursos naturais mais disputados no mundo.

Um dos recursos naturais mais usados para produção de matéria prima de diversos itens como combustíveis, lubrificantes e plásticos, o petróleo é um combustível fóssil, derivado da decomposição de restos de animais e vegetais e não possui capacidade de regeneração, sendo, assim,  um recurso finito.

Embora a composição do petróleo tenha variáveis relacionadas a condição de formação e deposição, é composto, principalmente, por hidrocarbonetos, ou seja, moléculas de carbono e hidrogênio e pequenas porções nitrogênio e oxigênio, sais e metais.

O recurso possui uma relevância histórica e econômica para o mundo, e possui valor considerável devido as suas diversas aplicações na produção de artigos indispensáveis para humanidade.  Devido a sua alta capacidade de combustão, o petróleo é uma enorme fonte de energia. E suma, seus usos vão desde a produção de combustíveis, como a gasolina e o diesel, até itens do dia-a-dia, como os plásticos. Para ser utilizado para a produção industrial, o recurso precisa passa por um processo de refino para ser distribuído.

Para extrair o petróleo é necessário um grande aporte tecnológico e pessoas altamente treinadas, já que suas fontes estão em locais de difícil acesso, como, por exemplo, as profundezas oceânicas.  O processo de extração consiste em perfurações através de sondas instaladas em bacias sedimentares onde estão localizados os depósitos petrolíferos.  Assim que é trazido à superfície o petróleo é bombeado até as estações de refinamento, só após o processo ele é distribuído.

Ainda que seja um recurso essencial em todo mundo e protagonista de em diversas disputas geopolíticas, é extremamente poluente, com inúmeros impactos negativos para o ecossistema. Diante disso, um dos maiores desafios hoje é substituir o uso do petróleo por fontes renováveis e não poluentes.

Os impactos estão desde a sua extração devido ao risco de derramamento de petróleo nos oceanos, impactando na qualidade da água e a biodiversidade local. Os produtos derivados do petroleo, como a gasolina e o diesel, também são responsáveis pela emissão de poluentes na atmosfera e responsáveis pelas mudanças climáticas que enfrentamos hoje. Plásticos, borrachas e outros produtos, atingem diretamente à vegetação, ao solo e à água, devido ao descarte irregular, poluindo os sistemas naturais e prejudicando as diversas formas de vida.

O que é petróleo
O que é petróleo

Petróleo no Brasil

Historicamente o país iniciou suas pesquisas e sondagens da existência de petróleo em território nacional no século XIX, porém, apenas em 1938, no município de Lobato – Bahia, foi encontrada a primeira fonte petrolífera brasileira. As regiões pioneiras na produção de petróleo foram o Recôncavo Baiano e o estado de Sergipe, onde outras fontes foram descobertas.

Com o crescimento da extração de petróleo e a importância econômica do recurso, em 1953, durante a gestão de Getúlio Vargas foi fundada a Petrobrás, colocando o país entre as potencias petrolíferas em todo o mundo.

Com a fundação da Petrobrás, diversos outros investimentos promoveram uma verdadeira expansão da exploração do petróleo no país, anunciando inúmeros pontos de produção e refino de petróleo, inclusive no litoral sul, com grande representação econômica para o Brasil.  Em 2007, com a descoberta do pré-sal, o Brasil se tornou um dos países com as maiores reservas petrolíferas do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios