Entenda o que é energia e quais são seus tipos

A energia é um conceito simples de exemplificar, mas difícil de explicar. Entenda os tipos de energia e como ela é essencial para todos os seres vivos

Não existe uma definição exata para a palavra energia, mas a física entende energia como um conceito extremamente importante e que representa a capacidade de realizar trabalho ou de desempenhar uma ação. A energia desempenha um papel essencial em todos os setores da vida. Nós, seres humanos e todos os seres vivos dependemos da energia para sobreviver e obtemos a fonte através da alimentação, em forma de energia química. Já as plantas, por exemplo, recebem energia do Sol.

Segundo o Princípio de Lavoisier, “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, ou seja, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica.

O que é energia?

Exemplos de tipos de energia

A energia é uma grandeza única, mas, dependendo de como se manifesta, recebe diferentes denominações. As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, de acordo com a capacidade natural de reposição de recursos:

Energia cinética: É o tipo de energia associada ao movimento dos corpos. Quanto maior for a velocidade em que um corpo movimenta-se, maior será a sua energia cinética.

Energia química: É a energia liberada ou formada a partir de reações químicas, como a energia produzida por pilhas e baterias.

Energia elétrica: É a energia produzida a partir das cargas elétricas das partículas subatômicas. As cargas, ao se deslocarem, geram corrente elétrica, criando o que chamamos de eletricidade.

Energia solar: A energia solar é formada por uma gama de ondas que podem ser captadas pelos olhos. Além disso, é percebida pelas plantas, que utilizam-a no processo de fotossíntese. Os raios de luz, que são uma forma de radiação eletromagnética, chegam até os nossos olhos, atingem a retina e geram um sinal elétrico que segue pelos nervos até o cérebro.

Energia nuclear: O tipo de energia produzida nas usinas termonucleares. O princípio de funcionamento de uma usina termonuclear é a utilização do calor para gerar eletricidade. O calor é proveniente da divisão do núcleo dos átomos de urânio em duas partes, processo chamado de fissão nuclear.

Conservação dos tipos de energia

A lei da conservação da energia é fundamental. Ela diz que a energia não se perde, nem pode ser destruída, ela se transforma. Assim, num sistema isolado a quantidade de energia permanece constante.

Um exemplo deste conceito é a energia que chega do Sol aquece a água. Este aquecimento provoca o transporte de vapor para a atmosfera, formando as nuvens. A água ao retornar para a superfície (energia cinética), forma os lagos e rios que posteriormente serão represados. A água ao cair pelo vertedouro (energia cinética) movimenta as pás da turbina que a transforma no gerador em energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios