Energia solar deve receber mais investimento do que o petróleo pela 1ª vez

Relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) traz a informação.

Energia solar deve receber mais investimento do que o petróleo pela 1ª vez: entenda

Conforme a Agência Internacional de Energia (IEA), os investimentos em energia limpa estão prestes a ultrapassar os gastos com combustíveis fósseis em 2023. A Energia solar deve receber mais investimento do que o petróleo pela 1ª vez.

Desde 2021, o investimento anual em energia renovável cresceu quase 25%, enquanto que o dos combustíveis fósseis subiu apenas 15%. Segundo a IEA, a proporção de investimentos para cada dólar gasto em combustíveis fósseis é, atualmente, de 1,7 dólar para energia limpa, ao passo que, há cinco anos, era de um para um.

Do total esperado de 2,8 trilhões de dólares para investimentos em energia, mais de 1,7 trilhão deve ser destinado a energias renováveis, energia nuclear, veículos elétricos e melhorias de eficiência. O restante, cerca de 1 trilhão de dólares, deverá ser direcionado para petróleo, gás e carvão.

As perspectivas para o futuro

Enquanto a demanda pelo último combustível, que atingirá o nível mais alto de todos os tempos ou seis vezes o nível necessário em 2030 para zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, os gastos atuais com combustíveis fósseis são maiores do que deveriam para alcançar a meta de “net zero” até meados do século.

Em 2023, os gastos com energia solar devem ultrapassar mais de 1 bilhão de dólares por dia ou cerca de 380 bilhões de dólares anualmente, tornando-a a maior ferramenta para a rápida descarbonização da economia. Porém, a IEA ressaltou que alguns dos lugares mais ensolarados do mundo possuem os níveis mais baixos de investimento solar. Por fim, a agência acrescentou que o investimento em novos suprimentos de combustíveis fósseis deve aumentar em 6% em 2023, alcançando 950 bilhões de dólares.

Os números explicam dão um panorama de quando a energia solar deve receber mais investimento do que o petróleo pela 1ª vez.

LEIA TAMBÉM:

O que é a energia solar?

A energia solar é uma fonte renovável e sustentável que aproveita a radiação eletromagnética do Sol para gerar eletricidade e aquecimento de água. Essa energia pode ser utilizada por meio de tecnologias como painéis fotovoltaicos, aquecedores solares e usinas heliotérmicas. A geração limpa de eletricidade pelos painéis fotovoltaicos é a tecnologia mais comum atualmente, transformando diretamente a luz do Sol em energia elétrica. Quando os fótons incidem sobre os painéis solares, ocorre a geração de uma corrente elétrica que pode ser utilizada para alimentar residências, empresas e indústrias em áreas urbanas e rurais.

Qual é a utilidade da energia solar?

A energia solar, proveniente do Sol, é essencial para sustentar a vida na Terra e atua como impulsionadora de todos os processos térmicos, dinâmicos e químicos, tanto naturais (como a fotossíntese ou o ciclo hidrológico) quanto aqueles desenvolvidos artificialmente pelo ser humano. Desde tempos antigos, a energia solar tem sido aproveitada pelo homem para diversas atividades, como a produção de fogo por meio do calor dos raios solares concentrados por vidros ou espelhos. Atualmente, a energia solar é a maior e mais confiável fonte de energia renovável para a geração limpa de eletricidade e calor, sem grandes impactos ambientais e com alta capacidade de aproveitamento.

carros elétricos no Brasil
Painéis solares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios