Tendência

5 dicas imperdíveis para economizar combustível

Com alta dos preços na bomba de combustível, o jeito é adotar estratégias para economizar durante o uso do carro

Nem todo carro é econômico, alguns consomem mais combustível que outros, principalmente por conta da potência do motor. Carros acima de 1.4 comprometem uma quantia considerável da renda em troca dos benefícios.  Porém, todos eles, sem exceção podem ser econômicos.  Nem tudo é devido a potência do motor, alguns cuidados podem gerar uma economia relevante de combustível no automóvel. O proprietário deve adotar hábitos regulares que contribuem com a economia. Confira as dicas:

1 – Regule o motor e esteja com o óleo dentro do prazo

As manutenções do motor não são apenas para evitar que ele pare, mas também para garantir um funcionamento regular e equilibrado, ou seja, um motor desalinhado pode exigir mais combustível para funcionar. Outro fator de extrema importância é o óleo. Rodar com o carro sem a lubrificação necessária pode aumentar consideravelmente o uso de combustível. Seja rigoroso e cuidado em relação a data das trocas indicadas.

2 – Calibre os pneus

Há quem diga que carro é um filho e, salva as comparações, ele exige muita atenção e cuidado. Alguns itens recebem mais atenção que outros e aí pode estar o problema. Pneus descalibrados exige mais esforço do motor e consequentemente o consumo de combustível. O indicado é calibrar os pneus a cada 15 dias e de preferência com eles ainda frios, para garantir partículas de ar mais estáveis.

3 – Evite entrar na reserva

Quando o carro entra na reserva há mais espaço de evaporação no tanque, consumindo muito mais combustível. Sem contar a possibilidade de pane seca, mesmo depois de abastecido, o superaquecimento da bomba elétrica, que é refrigerada pelo próprio combustível, e os detritos e sujeiras que ficam no fundo do tanque que podem entupir filtros e bombas.

4 – Cuidado com o ar-condicionado

Nem sempre ele é o vilão do consumo. Em alguns casos o ar pode aumentar em até 10% o gasto de combustível, em outros casos, seu funcionamento pode economizar.

Quando estamos rodando em vias com velocidade reduzida e com o ar ligado, o motor faz mais esforço para movimentar o compressor do ar, gastando mais combustível.  Em vias de velocidade rápida como estradas, o ar é um aliado para poupar combustível, já que as janelas abertas em altas velocidades podem exigir mais força do carro e consequentemente gastar mais.

5- Opte por versões mais simples na hora de comprar seu carro

Quanto mais acessórios e opcionais o carro possui, mais ele trabalhar para tudo funcionar. Alguns fatores como peso do carro e assessórios eletrônicos exigem mais força do motor, e consequentemente mais combustível.  Será que todos os opcionais são necessários e valem o investimento?

 combustível
combustível

Por fim, o carro se torna reflexo do proprietário. Com os cuidados essenciais em dia, seus custos não apenas com combustível, mas também com manutenção, podem reduzir consideravelmente. Sem contar na valorização de um automóvel bem cuidado! Faça todas as manutenções regularmente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios