Dirigentes, acadêmicos e pesquisadores traçam cenários para o setor de gás e petróleo

Na abertura, Newton Battastini, membro da diretoria do Conselho Federal de Química (CFQ), destacou a importância do setor energético para as atividades da Química brasileira.

O futuro energético brasileiro. Este é o tema central da 4ª edição (digital) do Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IV CONEPETRO), que começou nesta quarta-feira (26) e vai até sexta-feira (28).

Na abertura, Newton Battastini, membro da diretoria do Conselho Federal de Química (CFQ), destacou a importância do setor energético para as atividades da Química brasileira.

“Muitos profissionais atuam na cadeia de petróleo e gás. Somos mais de 216 mil químicos e 47 mil empresas registradas na área da Química”, destacou Battastini, em seu discurso. O CFQ apoia o evento.

Battastini manifestou preocupação com o preço da energia para o setor químico. Outro tema que considera inquietante é o custo das matérias-primas, por exemplo, para a produção do biodiesel e demais insumos. “Dependemos da importação do metanol para a fabricação do biodiesel. Isso nos preocupa”.

Em sua fala, ele também lembrou que, apesar de o Brasil ser um grande produtor de alimentos, 90% dos insumos agrícolas e fertilizantes vêm de outros países.

O coordenador do Programa de Recursos Humanos em Petróleo e Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia (PEMA/UFBA) – PRH 36, professor Luis Carlos Lobato dos Santos, seguiu a mesma linha de raciocínio. Durante a sua apresentação, defendeu a importância e a participação da instituição de ensino baiana no evento e na formação de profissionais do setor de gás e petróleo.

O evento contou ainda com a participação do Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande, Ricardo Cabral de Vasconcelos. Ele ressaltou que o setor contribui na capacitação humana, além de estar inserido em várias áreas da economia, inclusive, na saúde, sendo de extrema relevância durante a pandemia.

CONEPETRO

O CONEPETRO, evento multidisciplinar, acontece desde 2011 e se tornou referência pela qualidade científica e reconhecida credibilidade, sendo considerado um dos mais importantes da área no país.

Veja aqui a programação completa do IV CONEPETRO:

Fonte
CFQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios