Cotação de petróleo: O que é Brent e WTI?

Os valores dos barris de petróleo tem preços diferentes, de acordo com o tipo de extração. Conheça as diferenças entre Brent e WTI e como essa commodity pode ser negociada

Você já deve ter percebido nos noticiários que quando o assunto é preço do petróleo, as informações estão sempre atreladas a dois nomes: Brent e WTI. Essas duas siglas, são os principais valores de referência para a precificação do petróleo no mundo. 

Elas se referem ao local em que o petróleo foi extraído. Cada lugar possui características específicas, que são negociadas na bolsa de valores com nomes diferentes.

O petróleo Brent é denominado assim por ser extraído de uma plataforma da Shell que leva este mesmo nome. O barril Brent é o valor de referência mundial, usado, inclusive, pela política de preços da Petrobras. 

Já WTI é a sigla para West Texas Intermediate, petróleo bruto produzido na principal região petrolífera dos EUA. Além do Texas, a região compreende os estados de Louisiana, Dakota do Norte e Oklahoma.

O barril WTI costuma ser mais caro que o Brent, por ser mais pesado e ter um maior custo para a extração. O petróleo, tido como mais pesado, têm maior concentração de óleos combustíveis, lubrificantes e asfaltos. No Brasil, o petróleo pesado é o mais encontrado nas reservas do pós-sal, já no pré-sal, temos um óleo mais leve, de maior valor de mercado.

Ou seja, a dificuldade de extração e de refino, por exemplo, são alguns dos fatores que influenciam o valor do barril. Os mais leves são mais fáceis de transformar em combustíveis, e, portanto, mais baratos, enquanto os mais pesados têm um processo de refino mais difícil e mais custoso.

Acompanhar o preço dos barris WTI e Brent é importante para a estratégia de preços dos postos. Por meio do preço de paridade de importação (PPI), política adotada pela Petrobras, os preços internacionais do barril de petróleo e o valor do dólar balizarão os reajustes de combustíveis na refinaria. Estima-se que quase 60% de todo o petróleo do mundo é cotado em termos de petróleo Brent. 

Preço do barril de petróleo

Cotação do petróleo

A cotação do petróleo é definida por seu preço, em um determinado momento no mercado onde está sendo negociado. Desse modo, a cotação do petróleo é o resultado da oferta e demanda da commodity no mercado internacional. Nesse caso, a unidade de medida utilizada é de dólares por barril de petróleo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), os países com maior influência sobre o petróleo no ano de 2020 , são, consequentemente, os cinco maiores produtores de petróleo. São eles: Estados Unidos, com 16%; Arábia Saudita, com 11%; Rússia, com 10%; Canadá, com 5% e Iraque, com 4%. Portanto, a guerra entre Rússia e Ucrânia influencia diretamente no valor do barril.

É possível ​​ negociar petróleo de duas formas. A primeira forma de negociar barris de petróleo é através do mercado à vista, onde as operações de compra e venda são determinadas com base na oferta e demanda do momento. Uma vez realizada a operação, a liquidação ocorre quase que instantaneamente.

A segunda forma de negociar petróleo é através do mercado futuro, que negocia os chamados “barris de papel”. Esses indicam que o petróleo é negociado no “papel”, ou seja, com base em um valor monetário de cotação do petróleo, sem que haja a troca física do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios