Logística e Transporte

Contenção: Contenção de derramamento de óleo em cenário offshore

Petroleo e Energia
25 de fevereiro de 2015
    -(reset)+

    A partir da estrutura principal, cada um dos núcleos conta com diversas subdivisões de forma a atender as diferentes necessidades que se impõem ao gerenciamento da emergência. É importante que a organização tenha caráter modular e expansível, uma vez que deve atender tanto às necessidades de um pequeno incidente quanto às de um evento de grande magnitude. Dessa forma, cada um dos núcleos e subnúcleos são acionados conforme a complexidade do evento. Outro ponto a se observar diz respeito ao treinamento do pessoal. As pessoas devem ser preparadas para executar diferentes funções na estrutura, observadas suas habilidades específicas. Como exemplo da complexidade que pode alcançar uma emergência, a figura abaixo apresenta a organização normalmente requerida para o gerenciamento de um derramamento de grande porte.

    Revista Petróleo & Energia,Clique a tabela para ampliar

    Contenção do óleo – Quando ocorre um vazamento de óleo, procedimentos eficientes de contenção e proteção são vitais para assegurar a minimização dos impactos, evitando, tanto quanto possível, que recursos biológicos e socioeconômicos, bem como ecossistemas contíguos ao local do acidente, sejam atingidos.

    Revista Petróleo & Energia,

    Diante de um vazamento de óleo, concomitante ou não com as ações para a comunicação do incidente, interrupção da continuidade desse vazamento e monitoramento da situação, deve-se imediatamente adotar os procedimentos para a contenção física da mancha de óleo, tanto nas proximidades da fonte de vazamento, quanto ao longo da sua estimada trajetória, visando a redução da área de espalhamento e a proteção de áreas vulneráveis.

    Para tanto, em função da tipologia acidental, do produto vazado e das características ambientais no local do acidente, dispositivos de diferentes materiais e dimensões devem ser dispostos para contenção do óleo.

    Em rios, é comum que esses dispositivos de barramento tenham a forma de comportas e diques improvisados localmente com material disponível (pedras, terra, capim, palha, etc.) ou construídos (madeira ou alvenaria), mas os equipamentos comumente utilizados são as Barreiras Absorventes e as Barreiras de Contenção.

    Revista Petróleo & Energia,

    Lançamento assistido de recolhedor autônomo, do tipo vertedouro, de alta taxa de recolhimento

    Barreiras Absorventes – São constituídas por material absorvente sintético (polímeros, espuma de poliuretano, fibras de polietileno e polipropileno, copolímeros especiais e fibra de náilon, entre outros), encapsulado linearmente, em lances de metragem variada, que podem ser conectados entre si e com as barreiras de contenção.

    Atualmente há no mercado novos materiais, inclusive biodegradáveis, com alta capacidade de absorção de óleo e pouca de água. Devido à propriedade oleofílica, depois de saturados com o óleo, passam por processo de extração e podem ser reutilizados no acidente várias vezes, observada a integridade do produto.

    Revista Petróleo & Energia,

    Detalhe de material absorvente em óleo

    São muito úteis na limpeza de áreas abrigadas e pequenas manchas, geralmente no solo, poças de óleo, bueiros, ralos, entradas e saídas de galerias pluviais, canaletas, valas, canais, riachos, corpos d’água rasos, lagoas, baías, enseadas, estuários, ou seja, em ambientes de baixas dimensões, vazão, profundidade e energia e/ou de difícil acesso. Pode-se ainda conjugar as barreiras absorventes com as barreiras de contenção, assegurando o confinamento e a absorção das manchas de óleo, principalmente aquelas de menor espessura, durante os estágios finais de limpeza.

    Ainda que as barreiras absorventes sejam atualmente constituídas de material biodegradável, após a reutilização possível no acidente, devem descartadas adequadamente.

    Revista Petróleo & Energia,



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. No yu tub tem um equipamento que retira do mar aberto petroleo e oleo com total. puresa levando de volta au navio



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *