Tendência

Primeiro centro de eficiência energética no Norte do país é inaugurado em Manaus

Espaço convida à reflexão do uso da energia e como é possível encontrar soluções que mirem em um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

No último dia 15 de dezembro, patrocinado pela Whirlpool Corporation, aconteceu em Manaus, nas dependências da Fundação Rede Amazônia, a inauguração do primeiro Centro de Eficiência Energética do Amazonas (CEEA). O local possui quatro áreas e sete painéis e apresenta de forma lúdica e interativa as relações dos seres humanos com a energia. Dentro dos 48 m² é possível compreender esses processos de forma bem direta e didática por meio exemplos práticos, maquetes, jogos e exposições de artistas.

O projeto foi elaborado a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, com enfoque em quatro considerados mais importantes no momento, que são: ODS 7, que trata da Energia Acessível e Limpa, ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 4 – Educação de Qualidade.

Ao longo do passeio é possível entender melhor os conceitos sobre eficiência energética para nós e as gerações que virão e reforçar a cultura de sustentabilidade. A primeira parada é a relação do planeta e da energia, exemplificando os recursos disponíveis. Por meio de infográficos sobre a energia eólica, energia solar, hidrelétricas, biomassa e a energia geotermal, que é a energia que provém do interior do planeta, gerada pela combinação de vários fenômenos, as pessoas podem entender melhor os impactos de cada um desses recursos.

O segundo painel trata da relação das pessoas com a energia em suas casas. Nessa área, serão levantados e abordados temas relacionados sobre a concepção arquitetônica das residências, até o conceito bioclimático, aproveitamento do potencial de geração de energia, conservação de recursos naturais, reaproveitamento da água, além da captação da água da chuva e iluminação mais eficientes.

O terceiro painel é sobre a relação do ser humano com a energia de uma forma mais abrangente e convida à reflexão sobre a importância de usufruir de ferramentas que colocam o ser humano em contato com a energia pessoal, como práticas meditativas, exercícios ao ar livre, entre outras ações que promovem o bem-estar.

eficiência energética
eficiência energética

Durante a inauguração o diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina, Eduardo Vasconcelos, explanou sobre a necessidade de um olhar mais profundo para o futuro e da relação que temos com o uso da energia disponível e a necessidade de convidar as pessoas a repensarem sobre seu comportamento.

“A Whirlpool tem um forte legado com os pilares ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) há mais de 60 anos. Como exemplo, na agenda ambiental, está o uso de 100% energia limpa em nossas unidades, o que reforça a importância da eficiência energética nas nossas operações. Temos um imenso orgulho em apoiar um projeto como esse, na conscientização em prol do planeta e das futuras gerações”, afirmou.

O Centro de Eficiência Energética estará disponível para empresas, instituições, ONGs e escolas que querem se aprofundar no tema. Espera-se que até dezembro de 2024, mais de 4.000 alunos tenham visitado o CEEA.

Centro de Eficiência Energética está localizado na Av. André Araújo, 1555. O agendamento é feito pelo site  www.ntics.com.br/ceea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios