Tendência

O que são carros híbridos e como funcionam?

Conheça a diferença entre carro a combustão e carro híbrido

Há quem acredite que os carros híbridos são recentes, porém o primeiro carro híbrido a ser desenvolvido foi no século XIX pelo engenheiro Ferdinand Porsche.  Batizado de Lohner Mixte, o automóvel usava um sistema onde um motor a combustão gerava energia para que uma unidade elétrica movesse as rodas do veículo. Na época foram produzidos aproximadamente 300 unidades.

Em 1904, os carros híbridos perderam sua popularidade com o lançamento do motor a combustão, produzido pela Ford. Além de caros eram difíceis de consertar e possuíam menos potência que os motores a combustão.

Ao longo de 60 anos os modelos híbridos se mantiveram esquecidos pelas montadoras e consumidores, mas em 1997 a Toyota – uma das montadoras que mais investiu em modelos híbridos nos últimos anos, retomou a tecnologia e lançou o Prius – o primeiro veículo produzido em série com motor a combustão e um sistema de baterias para melhorar o consumo e reduzir emissões de gases poluentes. O modele era capaz de fazer 18km por litro, na cidade.

 

 

Mas, afinal, o que são os motores híbridos?

Os automóveis com o sistema híbrido possuem dois motores, um a combustão e outro por eletricidade. Nessa mesma tecnologia existem diferente modelos que se diferenciam pela forma como cada um utiliza as duas tecnologias aplicadas. Em comum, estão a economia de combustível e a geração da própria eletricidade, uma vez que na maioria dos casos não necessitam de tomadas para recarregar a energia.

carro híbrido

Híbrido misto x híbrido com sistema paralelo

O sistema misto é o mais comum. Por meio de uma central eletrônica calcula qual a fonte de energia deve ser usada em cada momento, levando em consideração desempenho, economia e emissão de poluentes. É comum que modelos mistos utilizem o motor elétrico nas cidades. Dependendo da aceleração ou com a falta de bateria, o motor à combustão é acionado automaticamente.

Já no sistema paralelo, ambos os motores se mantém ativos.  Geralmente o motor a combustão atua no eixo traseiro e o elétrico, no dianteiro. Embora ambos funcionem juntos, por conta da fonte de energia dianteira, o motor a combustão possui menos exigência, reduzindo o consumo de combustível.

 

 

Como é gerada a energia do motor elétrico?

Carros híbridos podem ser recarregados de outras formas. Existem híbridos convencionais e os modelos plug-ins, semelhantes ao carro elétrico.

Modelos mais populares e accessíveis carregam apenas pela energia das frenagens e pelo motor a combustão. Os mais modernos, são semelhantes aos carros 100% elétricos e podem ser abastecidos em tomadas.

Recentemente novos modelos trouxeram ao mercado um outro tipo de híbrido, os chamados híbridos leves, que possuem geradores de 48 volts, preparados para dar apenas uma ajudinha para o motor a combustão. O sistema faz com que o motor trabalhe menos e economize combustível, apontando uma redução de 10% no consumo.

Cada vez mais populares, os híbridos, assim como qualquer outro possui vantagens e desvantagens, de toda forma, os modelos estão se popularizando e tomando uma considerável fatia do mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios