Energia

Atuação sustentável em prol do crescimento e desenvolvimento

Petroleo e Energia
21 de novembro de 2016
    -(reset)+

    Petróleo & Energia, Atuação sustentável em prol do crescimento e desenvolvimento

    Texto: Thiago Alves

    O cenário apresentado mostra a conquista resultante do empenho de toda a cadeia produtiva nacional. E, dentro desse contexto, a Klüber Lubrication, líder de mercado no Brasil, onde está presente há 45 anos, vem atuando e colaborando positivamente não só com o mercado eólico, mas também diretamente para o crescimento do Brasil. Um exemplo disso é o desenvolvimento de óleos de engrenagem especiais de alto desempenho, como os da série Klübersynth GEM 4 N.

    Com melhor resistência ao envelhecimento, possuem menor atrito, permitindo longos intervalos de troca e menos tempo de energia. A vida útil mais longa permite aos OEMs uma maior confiança em seus equipamentos e, para os operadores, representa maior eficiência e menores intervenções e custos operacionais. A possibilidade de fabricação no Brasil atende a todos os requisitos técnicos dos fabricantes de equipamentos originais.

    E por que é preciso demonstrar, por parte dos players, essa preocupação constante com os impactos no mercado e suas especificações? Os tempos são favoráveis, entretanto, é preciso alguns cuidados. Estamos falando de uma indústria extremamente delicada e ainda em formação. De modo geral, as turbinas eólicas são intencionalmente posicionadas em locais que apresentam condições extremas. Isso exige um funcionamento muito melhor dos mancais e engrenagens e seus lubrificantes. Por este motivo, os lubrificantes de alta performance se fazem necessários, visto que proporcionam um desempenho confiável durante a vida de serviço em uma ampla faixa de temperaturas, bem como na resistência a altas cargas.

    Os operadores de usinas eólicas necessitam de lubrificantes especiais que apresentem um desempenho confiável, protejam os componentes e aumentem os intervalos de manutenção. Esta é uma tarefa árdua, realizada em longos intervalos, o que torna a operação isenta de falhas uma missão desafiadora. Portanto, escolher o lubrificante ideal para uma turbina eólica pode ser um grande desafio. Tal decisão demanda uma visão clara das condições operacionais globais, incluindo a distribuição local do vento e o modo de operação, além de todos os requisitos técnicos inerentes à situação.

    Na qualidade de especialistas em lubrificantes especializados, a Klüber Lubrication possui uma equipe global com atuação direta no segmento eólico, colaborando ativamente com os fabricantes de equipamentos originais dos principais componentes de turbinas eólicas do mercado, visando ampliar os limites técnicos e de desempenho. Seu portfólio completo atende às principais demandas e necessidades de empresas que atuam no setor e apresenta resultados mensuráveis de desempenho e economia de custo.

    Preservar a qualidade de vida, a segurança e a saúde dos envolvidos em toda a cadeia nacional é função primordial daqueles que estão presentes e contribuem para o setor. Garantir o desenvolvimento sustentável utilizando todos os recursos possíveis, tecnologias e pessoas, é e deve ser sempre um compromisso.

    (*) Thiago Alves é Gerente de Mercado para Energia Eólica da Klüber Lubrication.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *