Tendência

App gratuito identifica uso indevido de consumo de energia e sugere economia

Criado pela Energizou, aplicativo pode reduzir entre 15% e 25% do consumo de energia

De acordo com a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Livres (Abrace), o gasto com energia elétrica representa cerca de 40% do custo de produção das empresas, podendo representar a segunda maior despesa da empresa.

Embora o consumo de energia seja um item fundamental para sua expansão, progresso e novos investimentos, é possível reduzir o consumo de energia identificando possíveis desperdícios. Segundo dados da Abrace, 41,5% dos gastos das empresas com energia são embutidos no preço final de produtos e serviços repassados ao consumidor final.

Para ajudar empresas e comércios com a redução desses custos, a Energizou, empresa comercializadora do Mercado Livre de Energia, lançou recentemente uma ferramenta de gestão de energia totalmente gratuita que monitora o consumo e identifica até seis oportunidades de economia na conta de luz.

A versão disponível do aplicativo é voltado para consumidores empresariais com gastos de no mínimo R$ 10 mil por mês com energia elétrica. Além das sugestões de redução de consumo, uma de suas funcionalidades simplifica o entendimento das informações presentes na fatura de energia elétrica.  “Quando pensamos em redução de custos em energia, associamos diretamente à diminuição do consumo. Nossa ferramenta permite identificar gastos que podem ser evitados e possíveis alterações de contrato com a distribuidora, por exemplo”, explica o CEO da Energizou, Christian Cunha.

O funcionamento é simples e intuitivo. Ao enviar os arquivos digitais das contas, o sistema faz a leitura dos dados e gera gráficos que demonstram mês a mês as diferentes bandeiras tarifárias, custo do kWh (quilowatts por hora), explicação de variações e o percentual de consumo nos períodos de ponta (horários de pico) e fora ponta.

consumo de energia
consumo de energia

Com base nessas informações, é possível fazer um planejamento para a compra de energia no mercado livre, que oferece preços mais vantajosos que o mercado cativo. Mas, comprar energia mais barata é apenas uma das oportunidades de economia. O Energizou APP aponta oportunidades de reduzir o valor da conta, mostrando se há multa e juros por atraso de pagamento, por ultrapassagem de demanda ou por geração de energia reativa, se há custo com demanda não utilizada e alteração de modalidade tarifária. “Juntando tudo isso, é possível economizar pelo menos 15%  nos gastos mensais com energia elétrica, sem investimento. Temos clientes para os quais essa porcentagem representa uma economia na ordem de R$ 50 mil reais ao mês.”

A indústria brasileira é responsável por mais de 30% do consumo final de energia e quase 40% da eletricidade consumida em todo país, ocupando a sétima colocação no mundo.

Iniciativas como essa podem representar não apenas uma redução nos custos para a empresa, mas também um novo olhar para o consumo de energia no mundo e na necessidade de olhar para um futuro mais sustentável em todos os aspectos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios