Petróleo e Energia

Aplicação inteligente, sustentável e surpreendente do silicone

Petroleo e Energia
6 de outubro de 2018
    -(reset)+

    Petróleo & Energia, Próteses produzidas pela Stamos Braun Prothesenwerk, exemplo surpreendente da aplicação do silicone.

    Próteses produzidas pela Stamos Braun Prothesenwerk, exemplo surpreendente da aplicação do silicone.

    O silicone é aplicado em diversos segmentos industriais que desenvolvem produtos para aumentar a segurança, o conforto, a saúde e o bem estar das pessoas. Com o objetivo de debater como o produto pode ser aplicado de forma inteligente, sustentável e surpreendente, a Comissão Setorial de Silicones da Abiquim realiza no 17º Congresso de Atuação Responsável a sala “Silicone: Solução Sustentável para a indústria do futuro”. A inspiração para o tema da sala veio da campanha do Centro Europeu de Silicones (CES), batizada: “Smart. Sustainable. Surprisin”. A ação foi criada para aumentar o conhecimento sobre as aplicações mais inteligentes e surpreendentes do silicone para trazer mais benefícios às pessoas.

    Petróleo & Energia, O coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim, Irineu Bottoni.

    O coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim, Irineu Bottoni.

    Segundo o coordenador da Comissão Setorial de Silicones, Irineu Bottoni, o produto é usado em importantes indústrias, essenciais para as pessoas como na geração de energia, na construção civil, nos medicamentos, nos cosméticos e nos eletrônicos. “As pessoas desconhecem os usos e as aplicações do silicone nos produtos do dia a dia, queremos debater e mostrar como é possível unir tecnologia, responsabilidade social e a sustentabilidade em benefício do ser humano”.

    Bottoni esclarece que o silicone está presente no dia a dia em produtos que não são percebidos, mas com grande impacto na vida das pessoas. “A sala de cirurgia de uma UTI é um exemplo perfeito dos benefícios dos silicones na medicina. Uma situação delicada é o bombeamento de sangue de um lugar para outro e, graças ao filtro com antiespumante de silicone, é possível garantir que não surjam bolhas de ar no sangue”.

    O executivo afirma que na sala temática “Silicone: Solução Sustentável para a indústria do futuro”, cada um dos palestrantes convidados abordará um dos “S” da campanha “Smart. Sustainable. Suprisin”. A sala já tem confirmada a participação da diretora global de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade da Dow, Eunice Heath, e do diretor-executivo do Global Silicones Council, Karluss Thomas.

    A importância dos silicones para o desenvolvimento da Indústria 4.0 e como o produto pode ajudar outras indústrias a desenvolver o conceito de digitalização também será debatido no Congresso de Atuação Responsável. “Os silicones auxiliaram no desenvolvimento da tecnologia das impressoras digitais, além de serem usados como matéria-prima nessas impressoras”, explica Bottoni.

    Um dos principais exemplos da aplicação dos silicones seguindo o conceito dos “3S” é realizado pela empresa alemã Stamos Braun Prothesenwerk, que desenvolve próteses ortopédicas. Devido a sua capacidade de se moldar ao formato necessário, sua resistência às bactérias, além de serem produtos hipoalergênicos, os silicones foram os produtos escolhidos pela empresa para o desenvolvimento de próteses que possibilitam aos pacientes se locomoverem melhor, aumentam sua qualidade de vida e autoestima. Outro benefício do material para aplicação em próteses é a menor necessidade de manutenção.

    Na sala temática, a Comissão Setorial de Silicones mostrará que essas inovações no uso do silicone podem ser implantadas em diversos setores industriais do Brasil, trazendo benefícios e qualidade de vida às pessoas.

    COMISSÃO ESTIMULA AVANÇOS

    A Comissão Setorial de Silicones da Abiquim foi criada em 2000 para promover os benefícios da tecnologia do produto, promover sua imagem e defender políticas de investimento que incentivem a indústria local. A Comissão é formada por Bluestar Silicones, Dow Corning, Momentive e Wacker Química.

    ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

    A sala temática “Silicone: Solução Sustentável para a indústria do futuro” será realizada no segundo dia do 17º Congresso de Atuação Responsável, que acontecerá em 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista, com o tema “Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”. Veja a programação completa do Congresso e faça sua inscrição no hotsite www.congressoar.com.br.

    O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Arlanxeo, Basf, Birla Carbon, Braskem, Comissão Setorial de Silicones, Croda, Dow, ExxonMobil, Huntsman, Ingevity, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Unigel e Unipar Carbocloro.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *