Produtos Químicos e Especialidades

Adesivos: Demanda mais sofisticada exige esforço da indústria nacional

Hamilton de Almeida
26 de agosto de 2018
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    Petróleo & Energia, Demanda mais sofisticada exige esforço da indústria nacional para atualizar portfólios - Adesivos

    O consumo mundial de adesivos deverá alcançar a cifra de US$ 45 bilhões em 2019, segundo fontes consultadas pela H.B. Fuller. Calcula-se que o segmento vem experimentando um crescimento anual da ordem de 3% a 5% – e movimentou US$ 40 bilhões em 2014.

    No Brasil, após amargar um ritmo mais fraco nas vendas no ano passado, os fabricantes apostam na retomada da economia em 2018, com aumento da demanda pelo insumo, situação que tende a ficar ainda melhor no futuro. Recentes incorporações de empresas também fazem parte do cenário dos adesivos de alta qualidade, povoado por inovações.

    O presidente executivo da Artecola Química, Eduardo Kunst, é testemunha de que a produção brasileira teve um ano de menores volumes, como resultado da retração econômica. “Com os adesivos, não foi diferente, a grande maioria dos consumidores demandou menos adesivos em 2017”.

    Petróleo & Energia, Kunst: novos hotmelts geram economia de energia

    Kunst: novos hotmelts geram economia de energia

    “Apesar das condições desafiadoras e voláteis, 2017 foi um ano de sucesso para a Henkel”, comemora Murilo Brotherhood, diretor de adesivos para os negócios de transporte e metal América Latina Sul. A empresa alcançou novos recordes em vendas e benefícios, bem como nas metas financeiras.

    O executivo esclarece que, “por uma questão estratégica”, não se divulgam os resultados locais: “Mas, globalmente, superamos, pela primeira vez, os € 20 bilhões em vendas anuais e a unidade Adhesive Technologies alcançou um crescimento nas vendas orgânicas de 5%”.

    Também coordenador da comissão de Colas, Adesivos e Selantes da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Brotherhood acredita que 2018 será um ano positivo, em comparação com os anos anteriores. “Globalmente, a Henkel reafirma as metas financeiras para 2020: um crescimento orgânico das vendas de 2% a 4% em cada uma das unidades de negócios – Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care”, revela.

    Kunst vê como “saudável a retomada em busca de produtos de qualidade, se sobrepondo à busca por menores preços”. É natural, quando a situação está mais difícil, que os clientes “sejam mais sensíveis a preços”. O momento, entretanto, é de busca por produtividade, eficiência e qualidade, além de produtos diferenciados.

    Na sua avaliação, as perspectivas a médio e longo prazos são “muito positivas”, pois em nível mundial esta indústria continua crescendo acima do PIB. “No caso brasileiro, o consumo per capita ainda é pequeno e tem muito a crescer”, frisa.

    Após adquirir os ativos da brasileira Adecol, em novembro do ano passado, por valor não revelado oficialmente, a americana H.B. Fuller está voltada à integração dos portfólios com o objetivo imediato de continuar investindo na melhoria da qualidade para impulsionar o crescimento, não só em serviços, mas também em produtos, atendendo uma fatia maior do negócio de adesivos e selantes.

    Em 2017, a Adecol, que já estava em processo de expansão, contabilizou um aumento de 10,5% no faturamento, relativamente ao exercício anterior, enquanto a H.B. Fuller registrou uma receita líquida fiscal de mais de US$ 2,3 bilhões. “Para os compradores das indústrias, ter um fornecedor de adesivos que reúna as melhores soluções com atendimento personalizado e logística de multinacional, é um diferencial único da H.B. Fuller no Brasil”, declara o diretor de vendas na América Latina, Roger Rebiere.

    Completando 70 anos de produção de adesivos neste mês de maio, a gaúcha Artecola exibe um catálogo amplo e diferenciado. “Vai desde o primeiro produto, base solvente, até os adesivos reativos especiais, passando por uma ampla linha de hotmelt, aquosos e selantes. Estamos presentes em várias indústrias, como papel e embalagem, móveis, automotiva, calçados, construção e retail”, explica Kunst.

    Os adesivos representam mais de 70% das vendas da Artecola. No último ano, a empresa fortaleceu a sua atuação na área química, que deu origem à empresa, em 1948, e segue representando importante fatia das receitas. A ordem é concentrar recursos no crescimento sustentável desta atividade, acrescenta o porta-voz.

    No caso da Henkel, os adesivos respondem por 50% do seu faturamento global. Para os mercados de consumo e profissionais, destacam-se as marcas Pritt, Loctite e Cascola. Brotherhood salienta: “trabalhamos com grandes clientes internacionais para desenvolver inovações para a produção de adesivos para embalagens de alimentos e bens de consumo que atendam as normas e regulamentações mais exigentes. Na unidade de transporte, fornecemos às indústrias automotivas, de aeronaves e de processamento de metais resultados superiores, tecnologias e serviços técnicos especializados. Para a indústria geral, oferecemos produtos para a fabricação e manutenção de bens duráveis”.

    Brotherhood ressalta que, em adesivos de transporte, a empresa oferece uma ampla gama de soluções aplicadas na montagem dos automóveis. “A estratégia envolve um investimento de longo prazo no Brasil”, diz. O empenho é no sentido de agregar mais valor aos clientes e reforçar a posição de liderança onde se atua.

    Ele lembra que, no ano passado, a multinacional alemã começou a oferecer novas linhas da marca Loctite Liofol, voltadas para embalagens flexíveis, reforçando o compromisso em desenvolver produtos que levem mais segurança alimentar e atendam às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos órgãos internacionais do Mercosul, Europa e Estados Unidos.

    Brotherhood conta também que, em 2017, a Henkel fortaleceu a carteira de tecnologias adesivas para embalagens metálicas com a aquisição da Darex Packaging Technologies, passando a oferecer vedantes, esmaltes e vernizes para embalagens de aço – negócio em que não atuava –, bastante utilizados nas indústrias de alimentos, tintas e aerossóis.

    Petróleo & Energia, Brotherhood: linha ampla supre as necessidades dos clientes

    Brotherhood: linha ampla supre as necessidades dos clientes

    Com relação às inovações, enfatiza “o desenvolvimento de uma tecnologia com alta performance para embalagens, que tem promovido mudanças na região latino-americana e integra a parte estratégica global para alimentos e bebidas”. Trata-se do adesivo hotmelt para fechamento de caixas e cartuchos, Technoment Supra 175.

    Com a utilização desse sistema, criado em parceria com a Tap Out, “é possível reduzir 90% das paradas da linha de produção, trazendo ganhos de produtividade para toda a cadeia da indústria alimentícia e de bebidas”.

    Já com os artigos voltados aos consumidores finais e profissionais, a Henkel segue desenvolvendo soluções inovadoras direcionadas à construção, reforma e reparos de diferentes objetos e de máquinas industriais. “Muitos de seus produtos, como Loctite Super Bonder e Loctite Durepoxi são conhecidos por sua categoria. Recentemente, foi lançado o Loctite Super Bonder Ultra, cola instantânea profissional à base de cianoacrilato, que proporciona maior força de colagem, resistência e rapidez aos usuários. É ideal para uso em metal, madeira, borracha, porcelana, alguns tipos de plástico, couro e cortiça”, evidencia.



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