Ação Educacional Energética CPFL nas Escolas alcança 17 mil crianças do interior de SP em 2022

O projeto mostrou de forma lúdica conceitos de energia elétrica e eficiência energética, além de práticas de conservação, utilização racional dos recursos e preservação do meio ambiente

Durante todo o ano de 2022, 13 municípios do estado de São Paulo receberam a carreta itinerante do Projeto CPFL nas Escolas, um projeto em que alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o tema energia elétrica e eficiência energética por meio de atividades lúdicas. Professores e alunos destaque do projeto serão homenageados e premiados.

A ação “CPFL nas Escolas – Energia em Jogo”, é uma iniciativa do Grupo CPFL, que dissemina conhecimento por meio das carretas itinerantes aos municípios visitados, além de proporcionar atividades de lazer e entretenimento a crianças das escolas previamente inscritas. “Desde o início do programa, ainda em 2010, cerca de 200 mil pessoas já foram atingidas pela iniciativa. A partir de maio de 2022 as carretas chegaram a 25 municípios no Estado de São Paulo, com a expectativa de atender 17 mil estudantes e 2 mil professores. A previsão é que até junho de 2023, as carretas itinerantes atinjam 20 mil alunos e 4 mil professores”, prevê Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer.

Entre as atividades praticadas durante a visitação das carretas aos municípios, estão ações lúdicas, com jogos educativos e interativos, onde os alunos são convidados a explorar e conhecer as diversas formas de energia, – seja por meio de jogos digitais com recursos tecnológicos, jogos de tabuleiro ou mesmo experimentos ligados à ciência. De acordo com Natália Zanni, gestora do projeto CPFL, a iniciativa vem para somar os esforços empregados no projeto “CPFL nas Escolas” e propagar ainda mais o tema junto aos educadores, alunos e também a comunidade escolar, públicos que podem replicar as boas práticas em seu dia a dia.

Natália explica que, desde o início do funcionamento das carretas, em 2010, já foram alcançadas 200 mil pessoas, de público em geral, em sua maioria, alunos e professores, em 89 municípios da área de concessão do grupo CPFL. “Consumir energia de maneira consciente é importante para reduzir os impactos ao nosso futuro. Por isso, elaboramos ações interessantes e com formatos diferentes para trazer dinamismo ao projeto. Desta forma, a sociedade em geral tem ferramentas e conhecimentos suficientes para mudar seus hábitos e trabalhar a conscientização sobre uso eficiente de energia, a cultura da eficiência energética e o desenvolvimento sustentável para tornar o mundo mais justo para todos”, finaliza.

 

e-fuel

PROJETO CPFL NAS ESCOLAS

CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é uma iniciativa da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – Programa de Eficiência Energética – PEE; CPFL Energia; CPFL Paulista; CPFL Piratininga; CPFL Santa Cruz; e com realização do Instituto Crescer.

 

Segundo a diretora do Instituto, a proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico:

 

  •         Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente;
  •         Argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo;
  •         Reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica.

 

METODOLOGIA CPFL

Alunos e professores são convidados a explorar o mundo da energia a partir de atividades que possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No link https://www.cpflnasescolas.com.br/recursos-didaticos/ é possível conhecer os materiais didáticos:

 

  •         LIVROS: dois Almanaques, com uma história em quadrinhos – a Liga dos Economix. O material é dividido por ciclos, um para 4º e 5º ano e outro para 6º ao 9º ano. Além disso, está disponível o Caderno do Professor e materiais complementares, como o Difusor (estudantes) e o Gerador (professores);
  •         VIDEOAULAS: os vídeos que explicam sobre o projeto; porque ensinar Ciências e as operações intelectuais; o que a energia elétrica tem a ver com saúde pública; entre outros temas;
  •         JOGOS: são oito jogos que ensinam a resolver situações-problemas sobre energia elétrica e segurança;
  •         EXPERIMENTOS: como entender as transformações energéticas na prática;
  •         APLICATIVO: Ledinha é uma lâmpada muito especial que ensina bons hábitos de consumo. Disponível no Google Play e App Store.

 

Entre os conceitos abordados estão: os tipos de energia (cinética, química, térmica, luminosa, eletrostática); transformações e transferências energéticas; leitura da conta de energia elétrica (bandeiras tarifárias); eficiência energética; selo Procel; o uso seguro da energia elétrica; entre outros pontos.

 

SOBRE A CPFL ENERGIA –  A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios