ABSOLAR completa dez anos e amplia debates sobre o mercado de energia solar

Eventos sobre o mercado de energia solar terão participação de especialistas, autoridades e representantes do setor fotovoltaico em uma série de debates, workshops, congressos, feiras e demais iniciativas

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), completa este ano uma década de atuação no País e no mundo e amplia a agenda de eventos para este ano, incluindo encontros regionais e nacionais para debater o avanço, as tendências e o futuro da mercado de energia solar no País. Os encontros terão participação de especialistas, autoridades e representantes do mercado fotovoltaico em uma série de debates, workshops, congressos, feiras e demais iniciativas.

 No primeiro semestre deste ano, estão previstos workshops regionais em Belém (PA), em março, Belo Horizonte (MG), em abril, e Cuiabá (MT), em maio, além do Encontro do Mercado Livre, que acontecerá em junho, na cidade de São Paulo (SP).

 Já no segundo semestre, a entidade promove como coorganizadora a Intersolar South America, um dos maiores eventos mundiais do setor fotovoltaico, que acontecerá em agosto, além de mais dois encontros regionais, em Recife (PE), no mês de setembro, e Porto Alegre (RS), em outubro. Assim, a ABSOLAR contempla todas as regiões do País, com roadshows, palestras e debates.

 O calendário do ano se encerra com o tradicional Encontro Nacional ABSOLAR, em dezembro, e com um jantar e show comemorativo dos dez anos da entidade, a ser realizado em novembro, mês em que a entidade foi fundada em 2013.  

Mercado de Energia Solar – Agenda de eventos (preliminar)

 ABSOLAR Meeting Norte

Belém (PA)

14/03

 ABSOLAR Meeting Sudeste

Belo Horizonte (MG)

11/04

 ABSOLAR Meeting Centro-Oeste

Cuiabá (MT)

11/05

 Encontro do Mercado Livre

São Paulo (SP)

06/06

 Intersolar South America

São Paulo (SP)

29/08 a 31/08

 ABSOLAR Meeting Nordeste

Recife (PE)

28/09

 ABSOLAR Meeting Sul

Porto Alegre (RS)

17/10

 Show e Jantar dos 10 anos da ABSOLAR

São Paulo (SP)

23/11

Encontro Nacional ABSOLAR

São Paulo (SP)

06/12 e 07/12

 A proposta da ABSOLAR é ampliar o relacionamento entre fornecedores, fabricantes e clientes que compõem a cadeia de valor da energia solar no País, além debater as novas tecnologias, as mudanças regulatórias e os desafios e oportunidades do setor fotovoltaico brasileiro.

Mercado de Energia Solar no Brasil


Geração de Energia 

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem uma potência instalada de 205 gigawatts. A matriz hídrica segue como a principal fonte de energia, com 109 gigawatts, representando 51% do total. A fonte solar fotovoltaica atingiu a marca de 23,9 gigawatts de potência operacional instalada, seguida da eólica, com 23,8 gigawatts.

Energia Solar no Brasil

O Brasil registrou em 2022 um crescimento do uso de energia solar, em um avanço que pode fazer com que esta se torne a segunda maior fonte energética do país. Trata-se do maior avanço da energia solar registrado na última década. Segundo um levantamento feito pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a geração distribuída saltou de 8,4 GW para 14 GW de potência instalada de um ano para cá em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos – um aumento de 66,7%.

O Brasil é o 4º país que mais investiu em energia solar neste período, considerando que houve um aumento no investimento de 80,9%, passando de R$ 42,4 bilhões para R$ 76,7 bilhões. Conforme relata a Absolar, a chamada GD (Geração Distribuída) superou a usina hidrelétrica de Itaipu, que é a segunda maior hidrelétrica do mundo e a maior das Américas. De acordo com o MME (Ministério de Minas e Energia), a proporção foi de 2,5% para 4,1% na participação da fonte solar fotovoltaica na oferta interna de energia elétrica nacionalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios